Os guris

Desde a década de 1970,como consequência das transições demográficas e da terceira Revolução Industrial ,foi imposto um pensamento de que lugar de criança é na escola_não no trabalho,além da criação de leis com este intuito_o que resultou na diminuição da taxa de natalidade.

Na atualidade,se pode observar pelo ângulo exposto acima_que não há necessidade em massificar campanhas pela consciência contra o trabalho infantil em famílias de classes média e alta,mas em famílias com vulnerabilidade socioeconômica sim,já que suas crianças acabam por trabalhar_a fim de complementar a renda familiar.Permitir isto_é de uma imprudência e irresponsabilidade incalculável por parte dos pais_o pior é que em alguns casos,aquelas crianças não exercem simples atividades de meio,mas levam uma vida criminosa com a benção dos pais,como retratado na música de Chico Buarque_"Meu guri".

Há poucos dias,a notícia da morte de um assaltante de 10 anos e de baixa renda_pela polícia,dividiu concepções e intervenções populares_o caso ainda não foi arquivado e segue sob investigação.

Nem tudo está perdido,o Estado criou projetos para tirar crianças da criminalidade,como ''O jovem aprendiz"que é regido pela Constituição das Leis do Trabalho(CLT).

Para finalizar_é necessário salientar a responsabilidade dos pais nisso,como exposto no artigo 205 da Constituição,não é dever exclusivo do Estado,além de ratificar o que foi dito pelo prefeito de Belém,Zenaldo Coutinho_''Preservar a infância é fazer a criança brincar e estudar,buscar as políticas de inclusão social das famílias ".