A gafe do cantor

A GAFE DO CANTOR

Miguel Carqueija

E na sequência dos vergonhosos fatos recentes que comprovam a existência no Brasil, amparada pelo machismo, da cultura do estupro, certo cantor, que dizem ser famoso mas de quem eu nunca ouvira falar (e por isso não lhe direi o nome, para não dar cartaz), foi dizer a uma repórter da Rede Record, no final da entrevista: “eu te estupraria”.

Ele se ferrou com essa declaração e agora está pedindo desculpas (espero que sejam sinceras). No fim das contas não se fala para uma mulher semelhante declaração, terrivelmente ofensiva e injuriosa. Em homens assim, o cavalheirismo orça perto de zero.

Vivemos numa época de completa inversão de valores. A julgar por certas atitudes na mídia (como o vangloriarem-se de estupros) parece que estão querendo impor um tipo de regime de excessão, onde as mulheres viverão sob a lei do terror. E se não reagirmos, se não dermos um basta a esta tendência demoníaca, dia virá em que deputados apresentarão projetos de lei no sentido de legalizar o estupro. Pode parecer delírio de minha parte, mas nas últimas décadas tenho visto acontecer tantas coisas que julgava impossíveis, que já acho até isso possível, se houver a preguiça e a omissão dos bons.

Rio de Janeiro, 9 de junho de 2016.