Visão de leitor - capacidade leitora e escritora - escreva um texto sobre estas questões

Compreensão leitora

Evidenciou-se com a pesquisa que textos cujo tema é familiar aos alunos são bem compreendidos e reproduzidos. A compreensão de textos com vocabulário muito distante do léxico produtivo e receptivo dos alunos fica muito dificultada, especialmente para crianças provenientes de grupos sociais com pouca participação em práticas sociais letradas.

Os linguistas sabem que:

O léxico da língua é o componente que mais nitidamente reflete o ambiente físico e social dos falantes. (SAPIR, 1969, p. 45)

Crédito: SEESP/EFAP

O conhecimento que os falantes têm desse ambiente físico e social é processado na forma de estruturas de dados ou frames (molduras) que, conforme Van Dijk, 1996, é uma dada representação do mundo fixada em nossa mente.

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Exercícios Sobre Carlos Drummond De Andrade

Leia o texto para responder à questão:

NO AEROPORTO

Viajou meu amigo Pedro. Fui levá-lo ao Galeão, onde esperamos três horas o seu quadrimotor. Durante esse tempo, não faltou assunto para nos entretermos, embora não falássemos da vã e numerosa matéria atual. Sempre tivemos muito assunto, e não deixamos de explorá-lo a fundo. Embora Pedro seja extremamente parco de palavras, e, a bem dizer, não se digne de pronunciar nenhuma. Quando muito, emite sílabas; o mais é conversa de gestos e expressões pelos quais se faz entender admiravelmente. É o seu sistema.

Passou dois meses e meio em nossa casa, e foi hóspede ameno. Sorria para os moradores, com ou sem motivo plausível. Era a sua arma, não direi secreta, porque ostensiva. A vista da pessoa humana lhe dá prazer. Seu sorriso foi logo considerado sorriso especial, revelador de suas boas intenções para com o mundo ocidental e oriental, e em particular o nosso trecho de rua. Fornecedores, vizinhos e desconhecidos, gratificados com esse sorriso (encantador, apesar da falta de dentes), abonam a classificação.

Devo dizer que Pedro, como visitante, nos deu trabalho; tinha horários especiais, comidas especiais, roupas especiais, sabonetes especiais, criados especiais. Mas sua simples presença e seu sorriso compensariam providências e privilégios maiores.

Recebia tudo com naturalidade, sabendo-se merecedor das distinções, e ninguém se lembraria de achá-lo egoísta ou importuno. Suas horas de sono - e lhe apraz dormir não só à noite como principalmente de dia - eram respeitadas como ritos sagrados, a ponto de não ousarmos erguer a voz para não acordá-lo. Acordaria sorrindo, como de costume, e não se zangaria com a gente, porém nós mesmos é que não nos perdoaríamos o corte de seus sonhos.

Assim, por conta de Pedro, deixamos de ouvir muito concerto para violino e orquestra, de Bach, mas também nossos olhos e ouvidos se forraram à tortura da tevê. Andando na ponta dos pés, ou descalços, levamos tropeções no escuro, mas sendo por amor de Pedro não tinha importância.

Objetos que visse em nossa mão, requisitava-os. Gosta de óculos alheios (e não os usa), relógios de pulso, copos, xícaras e vidros em geral, artigos de escritório, botões simples ou de punho. Não é colecionador; gosta das coisas para pegá-las, mirá-las e (é seu costume ou sua mania, que se há de fazer) pô-las na boca. Quem não o conhecer dirá que é péssimo costume, porém duvido que mantenha este juízo diante de Pedro, de seu sorriso sem malícia e de suas pupilas azuis — porque me esquecia de dizer que tem olhos azuis, cor que afasta qualquer suspeita ou acusação apressada, sobre a razão íntima de seus atos.

Poderia acusá-lo de incontinência, porque não sabia distinguir entre os cômodos, e o que lhe ocorria fazer, fazia em qualquer parte? Zangar-me com ele porque destruiu a lâmpada do escritório? Não. Jamais me voltei para Pedro que ele não me sorrisse; tivesse eu um impulso de irritação, e me sentiria desarmado com a sua azul maneira de olhar-me. Eu sabia que essas coisas eram indiferentes à nossa amizade — e, até, que a nossa amizade lhe conferia caráter necessário de prova; ou gratuito, de poesia e jogo.

Viajou meu amigo Pedro. Fico refletindo na falta que faz um amigo de um ano de idade a seu companheiro já vivido e puído. De repente o aeroporto ficou vazio.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Cadeira de balanço. Reprod. Em: Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1973. p.1107-1108

O gênero textual ao qual se enquadra o texto “No aeroporto”, de Carlos Drummond de Andrade, é:

a) Conto.

b) Fábula.

c) Crônica.

d) Ensaio.

ver resposta

http://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-literatura/exercicios-sobre-carlos-drummond-andrade.htm

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Atividade: Questões objetivas

sp.gov.br

Término: segunda-feira, 16 de maio de 2016

Enviado: quarta-feira, 27 de abril de 2016 22:14

Respostas:

1.

Leia o texto “No aeroporto”, de Carlos Drummond de Andrade, disponível no Caderno do Professor da 5ª série (6ºano) do Ensino Fundamental, volume 2, páginas 49-50.

Em seguida, assinale a alternativa correta quanto à sua caracterização.

O texto é predominantemente injuntivo, uma vez que os verbos estão sendo utilizados para ordenar ações.

O texto, embora apresente sequências descritivas, é do tipo narrativo, pois apresenta ações, personagem, narrador e foco narrativo em 3ª pessoa. O texto, embora apresente sequências descritivas, é do tipo narrativo, pois apresenta ações, personagem, narrador e foco narrativo em 1ª pessoa.

Alternativa correta.

O texto não apresenta sequências narrativas, é apenas expositivo, já que expõe as evidências da vida.

O narrador-personagem apresenta aborrecimento diante do trabalho que o personagem Pedro deu. Por isso, o texto é argumentativo.

No texto, o narrador limita-se a descrever os personagens mediante uma linguagem objetiva, referencial.

2. Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta de acordo com os conceitos sobre leitura trabalhados no Currículo de Língua Portuguesa.

Para a compreensão de um texto, há a necessidade de o aluno ativar apenas o conhecimento enciclopédico.

Os leitores críticos são aqueles que descobrem os sentidos pretendidos pelo autor do texto lido.

A escola deve reproduzir a leitura, dar ênfase à paráfrase e fornecer interpretações prontas, de forma a utilizar o texto como instrumento de conscientização dos leitores.

A linguagem verbal, oral e escrita, representada pela língua materna, viabiliza a compreensão e o encontro dos discursos utilizados em diferentes esferas da vida social.

Alternativa correta.

A competência leitora é mais importante do que a competência de escrita.

3.

Leia o texto abaixo:

“A maneira como a Prefeitura de São Paulo pretende combater a poluição visual na cidade, banindo toda propaganda externa – outdoors, cartazes, blacklights, banners, painéis, etc. – representa uma atrocidade a toda uma classe de publicitários, em especial aqueles conhecidos no meio como diretores de arte, artistas que se dedicam à publicidade, e que têm nos cartazes de rua sua mais antiga e tradicional ferramenta de trabalho. E também a mais instigante de todas”. (FRANÇÔIS PETIT, “Viva a poluição visual, Folha de S. Paulo, 10/11/06).

Assinale a alternativa correta:

É um texto predominantemente informativo porque seu objetivo é informar a população do que a prefeitura pretende fazer.

É um texto predominantemente opinativo porque argumenta que a arte é instigante.

É um texto predominantemente literário porque fala de diretores de arte e artistas.

É um texto predominantemente opinativo porque o autor posiciona- se contra o fato de a prefeitura pretender retirar todas as propagandas externas.

Alternativa correta.

É um texto predominantemente informativo porque o autor informa que retirar a propaganda externa representa uma atrocidade contra todos os profissionais que se dedicam à publicidade.

4.

A intertextualidade é uma das estratégias utilizadas pelo autor na produção de seu texto. É correto afirmar que:

A intertextualidade só existe se o leitor tem um repertório de leitura que o faça perceber a citação feita de outro texto.

A intertextualidade só existe se o leitor tem um repertório intelectual que o faça perceber o assunto do texto.

A intertextualidade só existe se o leitor tem um repertório de vocabulário que o faz identificar os elementos linguísticos do texto base.

A intertextualidade só existe se o leitor identifica que os textos possuem o mesmo gênero.

A intertextualidade só existe se o leitor tem um repertório cultural que o faz reconhecer o texto de referência.

Alternativa correta.

5. Dadas as afirmações a seguir, assinale a alternativa correta em relação à leitura, envolvendo conceitos, papel do professor e do leitor. I – O papel do professor, quando trabalha com leitura não convencional, é fornecer o máximo possível de resposta ao aluno para que ele aprenda interpretar um texto. II – Uma das grandes funções do professor, ao trabalhar a leitura, é considerar as várias representações sociais e culturais de seus alunos para que possam enriquecer a aula. III – Sob a perspectiva da interação, a leitura é um processo em que o autor é o emissor, o texto é a mensagem que ele quis transmitir e o leitor é o receptor. IV – É importante o leitor saber identificar a estrutura do gênero, pois isso oferece a ele indicadores essenciais que permitem antecipar uma informação. V – Conhecimento de mundo ou enciclopédico, isto é, experiências acumuladas que os indivíduos adquirem durante a existência e armazenam na memória são imprescindíveis para a competência leitora.

Dadas as afirmações a seguir, assinale a alternativa correta em relação à leitura, envolvendo conceitos, papel do professor e do leitor.

I - O papel do professor, quando trabalha com leitura não convencional, é fornecer o máximo possível de resposta ao aluno para que ele aprenda a interpretar um texto.

II - Uma das grandes funções do professor, ao trabalhar a leitura, é considerar as várias representações sociais e culturais de seus alunos para que possam enriquecer a aula.

III - Sob a perspectiva da interação, a leitura é um processo em que o autor é o emissor, o texto é a mensagem que ele quis transmitir e o leitor é o receptor.

IV - É importante o leitor saber identificar a estrutura do gênero, pois isso oferece a ele indicadores essenciais que permitem antecipar uma informação.

V - Conhecimento de mundo ou enciclopédico, isto é, experiências acumuladas que os indivíduos adquirem durante a existência e armazenam na memória são imprescindíveis para a competência leitora.

Somente as afirmações II e IV estão corretas.

Somente as afirmações II, IV e V estão corretas.

Alternativa correta.

Somente as afirmações II, III e V estão corretas.

Somente as afirmações I, II e III estão corretas.

Somente as afirmações IV e V estão corretas.

6.

“As informações são dados que recebemos o tempo todo, desde o momento em que nascemos até o dia em que morremos.” (Módulo 11) “O conhecimento não é recebido; o conhecimento é construído a partir da informação que recebemos. Ou seja, nós lemos alguma coisa (INFORMAÇÃO) e aquilo passa a ter sentido para nós (CONHECIMENTO).” (Módulo 11) Transformar a informação em conhecimento é o grande desafio da escola. Para isso, o professor tem de:

“As informações são dados que recebemos o tempo todo, desde o momento em que nascemos até o dia em que morremos.” (Módulo 4)

“O conhecimento não é recebido; o conhecimento é construído a partir da informação que recebemos. Ou seja, nós lemos alguma coisa (INFORMAÇÃO) e aquilo passa a ter sentido para nós (CONHECIMENTO).” (Módulo 4)

Transformar a informação em conhecimento é o grande desafio da escola. Para isso, o professor tem de:

Formar indivíduos leitores da nova era que saibam circular nos ambientes virtuais e fazer a leitura dos hipertextos.

Formar indivíduos leitores que sejam conscientes da obrigação da leitura na escola e do quanto ela pode contribuir para dar mais informação ao aluno.

Formar indivíduos praticantes de leitura que sejam capazes de ler o implícito, de inferir e de assumir uma posição crítica sobre o assunto.

Alternativa correta.

Formar indivíduos curiosos que busquem somente a leitura como forma de lazer, pois assim ele terá prazer na leitura que produzirá sentido.

Formar indivíduos praticantes de leitura e escrita apenas como sujeitos que consigam decodificar o sistema da escrita.

7. Na leitura, a compreensão efetiva ocorre por meio de vários procedimentos. Leias as afirmações a seguir e assinale a alternativa que indica a resposta correta. I – Procedimento de seleção e hierarquização das ideias: neste procedimento o leitor tem de ser competente ao identificar as prioridades de leitura fazendo a seleção do vocabulário e o reconhecimento das palavras-chave, observando títulos e subtítulos, reconhecendo trechos que estão relacionados a outros textos. II – Procedimento de clarificação e simplificação das ideias do texto: nesta etapa o leitor deve saber fazer paráfrases, substituições de itens lexicais e reconhecer relações morfológicas e sintáticas. III – Procedimento de detecção de coerência textual: o leitor deve ter competência para fazer uma revisão textual, verificando as fragilidades discursivas. IV – Procedimento de controle e monitoramento da cognição: o leitor deve ser capaz de planejar seus objetivos de leitura, controlar a atenção voluntária sobre o objetivo e controlar o trajeto diante desses objetivos.

Na leitura, a compreensão efetiva ocorre por meio de vários procedimentos. Leias as afirmações a seguir e assinale a alternativa que indica a resposta correta.

I – Procedimento de seleção e hierarquização das ideias: neste procedimento o leitor tem de ser competente ao identificar as prioridades de leitura fazendo a seleção do vocabulário e o reconhecimento das palavras-chave, observando títulos e subtítulos, reconhecendo trechos que estão relacionados a outros textos.

II - Procedimento de clarificação e simplificação das ideias do texto: nesta etapa o leitor deve saber fazer paráfrases, substituições de itens lexicais e reconhecer relações morfológicas e sintáticas.

III - Procedimento de detecção de coerência textual: o leitor deve ter competência para fazer uma revisão textual, verificando as fragilidades discursivas.

IV - Procedimento de controle e monitoramento da cognição: o leitor deve ser capaz de planejar seus objetivos de leitura, controlar a atenção voluntária sobre o objetivoe controlar o trajeto diante desses objetos.

Somente as afirmações I, II e III estão corretas.

Somente as afirmações II e III estão corretas.

Somente as afirmações I, II e IV estão corretas.

Alternativa correta.

Nenhuma das afirmações está correta.

Todas as afirmações estão corretas.

8.

Vários são os objetivos de leitura. Assinale a alternativa que indica a resposta correta em relação a esta questão. I – Ler para ler: este objetivo significa formar leitores que aprendam a gostar de ler. Que desenvolvam o gosto pela leitura. II – Ler para saber do que se trata: este objetivo propõe formar leitores que se interessem em ler para esclarecer dúvidas, curiosidades. É o ler para se inteirar do assunto. III – Reler para compreender: esta é a etapa que o leitor menos fluente utiliza para entender o que está produzido no texto. Trata-se de uma etapa dispensável para quem já é leitor proficiente.Vários são os objetivos de leitura. Assinale a alternativa que indica a resposta correta em relação a esta questão.

I – Ler com o objetivo de formar leitores para aprenderem a gostar de ler. Que desenvolvam o gosto pela leitura.

II – Ler para saber do que se trata: este objetivo propõe formar leitores que se interessem em ler para esclarecer dúvidas, curiosidades. É o ler para se inteirar do assunto.

III – Reler para compreender: esta é a etapa que o leitor menos fluente utiliza para entender o que está produzido no texto. Trata-se de uma etapa dispensável para quem já é leitor proficiente.

Somente a afirmação II está correta.

As afirmações I e III estão corretas.

Somente a afirmação I está correta.

As afirmações I e II estão corretas.

Alternativa correta.

Todas as afirmações estão corretas.

9.

Segundo o Currículo do Estado de São Paulo (2008, p.18), “o domínio das linguagens representa um primordial elemento para a conquista da autonomia, sendo a chave para o acesso a informações e permitindo a comunicação de ideias, a expressão de sentimentos e o diálogo, necessários à negociação dos significados e à aprendizagem continuada.” A partir disso é correto afirmar que: I – A escola deve reproduzir a leitura, dar ênfase à paráfrase e fornecer interpretações prontas que utilizem o texto como instrumento de conscientização dos leitores. II – Para a compreensão de um texto, diversos níveis de conhecimento interagem entre si: o linguístico, o textual e o enciclopédico. III – Os leitores críticos são aqueles que estão apenas no nível da compreensão e descobrem os sentidos pretendidos pelo autor do texto lido.

Segundo o Currículo do Estado de São Paulo (2012, p. 19-20), “o domínio das linguagens representa um primordial elemento para a conquista da autonomia, sendo a chave para o acesso a informações e permitindo a comunicação de ideias, a expressão de sentimentos e o diálogo, necessários à negociação dos significados e à aprendizagem continuada.” A partir disso é correto afirmar que:

I - A escola deve reproduzir a leitura, dar ênfase à paráfrase e fornecer interpretações prontas que utilizem o texto como instrumento de conscientização dos leitores.

II - Para a compreensão de um texto, diversos níveis de conhecimento interagem entre si: o linguístico, o textual e o enciclopédico.

III - Os leitores críticos são aqueles que estão apenas no nível da compreensão e descobrem os sentidos pretendidos pelo autor do texto lido.

As afirmativas I e II estão corretas.

As afirmativas II e III estão corretas.

Somente a afirmativa I está correta.

Somente a afirmativa II está correta.

Alternativa correta.

Todas as afirmativas estão corretas.

10.

Para formarmos indivíduos leitores críticos, é importante que em nosso planejamento tenhamos em mente alguns objetivos em relação ao saber do nosso aluno:

- Identificar o gênero do texto;

- Investigar a intencionalidade do texto;

- Identificar os pressupostos e implícitos do texto.

Por isso, ter claro o conceito de texto é importante. Em relação à afirmação acima, qual das assertivas abaixo é considerada correta:

I - Na concepção da língua como lugar de interação, o sujeito é entendido como uma entidade psicossocial e o texto é o lugar da interação; portanto, o sentido do texto é construído na interação texto-sujeito.

II - Na concepção da língua como instrumento de comunicação, o sujeito é dono de sua produção, portanto, o texto é o produto dessa comunicação.

III - Na concepção da língua como instrumento de comunicação, o texto é visto como um produto da codificação e decodificação de um emissor a um destinatário.

Todas as afirmações estão corretas.

Somente a afirmação III está correta.

Somente a afirmação I está correta.

Somente as afirmações I e III estão corretas.

Alternativa correta.

Somente as afirmações I e II estão corretas.

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1. 2

2. 4

3. 4

4. 5

5. 2

6. 3

7. 3

8. 4

9. 4

10. 4

http://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-literatura/exercicios-sobre-carlos-drummond-andrade.htm
Enviado por J B Pereira em 27/04/2016
Reeditado em 27/04/2016
Código do texto: T5618516
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