Ser Índio No Século XXI
Ser índio no século XXI gera um grande debate, pois os mesmos estão quase sendo "excluídos" do meio social, e tratados com descaso tanto pela população quanto pelo estado. Hoje o número aproximado de indígenas no país é de 381 mil, sendo esses povos distribuídos em 216 ramificações, a maior parte desses indígenas se encontram na Amazônia. Diante desse fato, é possível criar uma conciliação entre o governo, a sociedade e os povos indígenas?
Esses povos atualmente recebem a proteção da FUNAI ( Fundação Nacional do Índio), e também são regidos pela lei nacional em seu 2° capítulo. Dessa maneira mesmo com essas proteções citadas, os indígenas sofrem graves problemas sociais, tanto por sua cultura quanto pela sua identidade. Suas terras também não são legalmente demarcadas, trazendo assim mais um problema para sua sociedade.
Ao longo do tempo esses indígenas sofreram, uma espécie de "Apagão" cultural, devido a uma troca de cultura ao entrar em uma sociedade em que vivemos.
Finalmente, faz-se necessário uma maior comunicação entre a sociedade em que vivemos, e esses povos, levando assim subsídios e cuidados sociais, fundamentais para suas vidas, tais como: assistência médica, mudanças na legislação, para integrá-los na sociedade atual, apoio logístico e psicossocial, e principalmente a valorização de sua rica cultura. Tendo esses problemas resolvidos, poderemos de fato ter em nosso meio governamental e social a integração, harmoniosa entre os povos indígenas e a sociedade.