Povos da floresta:Triste realidade!!

O Brasil tem pouco mais de 31 mil ameríndios,de aproximadamente 216 povos.Este número já foi bem maior,antes do contato com o homem branco.A princípio,isto se deve a escassez de áreas verdes,o desleixo governamental concernente aos nativos,desde a colonização do Brasil,há uma politica de coisificação da cultura dos índios brasileiros.

Recentemente,um grupo de alunos da UFRGS espancou um índio,simplesmente por aquele ser índio.Um jornalista ficou atônito com a postura do reitor da universidade,que não concedeu punição aos alunos.

Embora,haja leis de proteção ao índio,como os artigos 7 e 9 da tutela,estas leis inviabilizam ao máximo a inserção dos nativos brasileiros na saúde e educação pública.Imagine-se morando em um país genuinamente seu e para ter direito à saúde e educação primárias,você tem que falar outro idioma _esta situação inconcebível é a realidade de muitos povos das florestas brasileiras.

É essencial a demarcação de terras destinadas aos nativos,a fim de não apenas proporcionar qualidade de vida aos ameríndios,mas também colocar em prática o conjunto de propostas estabelecido na Agenda XXI,promover um crescimento sustentável,um país sustentável necessita obviamente de áreas verdes .

Conclui-se,que há uma necessidade emergencial de mudanças,interseções,ações e propostas sociogovernamentais.Promovendo um crescimento sustentável une-se o útil ao agradável,isso não é uma questão social difícil,basta querer mudar.

Adib Salomão Muriel
Enviado por Adib Salomão Muriel em 03/04/2016
Código do texto: T5593963
Classificação de conteúdo: seguro