O desemprego no Brasil

Segundo Karl Marx, a estrutura de uma sociedade reflete seu modo de produção. E, podemos aplicar isso ao país em que vivemos, no qual os problemas sociais são muitos, sendo um deles, o desemprego. Atualmente, a partir de dados do IBGE, nota-se um aumento dos índices de desemprego, fato que é uma consequência do capitalismo.

Impactos econômicos, avanços tecnológicos, terceirização, elevada taxa de concentração de renda, todos são causas, acompanhadas da globalização, que desencadeiam a não possibilidade de trabalho assalariado para muitos brasileiros. Vivemos em uma época de grandes desastres sociais, que intensificam a desigualdade da nossa nação.

Diante dessa realidade, as consequências atingem toda a população, de maneira direta ou indireta, podendo afetar até mesmo a saúde, tanto física, quanto psicológica. O desemprego provoca recessão econômica, e quanto maior o seu índice, maior se torna a escassez de trabalhadores, aumentando os custos de produção.

O governo e a sociedade precisam trabalhar juntos para o combate ao desemprego. Considerando a enorme quantidade informacional, é necessário a implementação de políticas, como facilitação do consumo e do crédito, licenças remuneradas, treinamento e requalificação dos trabalhadores, entre outras. Com o auxílio e participação de todos, será possível mudar o destino da humanidade.

Gabriela Monard
Enviado por Gabriela Monard em 27/03/2016
Código do texto: T5586642
Classificação de conteúdo: seguro