Eutanásia

A eutanásia caracteriza-se pela indução da morte de pessoas que desejam por fim em suas vidas, seja por sofrer de uma doença grave, terminal ou por se encontrar em estado vegetativo. Esta prática é considerada homicídio no Brasil, que por outro lado conta com inúmeras mortes de pacientes que têm suas vidas interrompidas precocemente, por falta de atendimento em postos de saúde.

Pode se dizer que a eutanásia vai muito além da morte em seu sentido denotativo, afinal, aquele que deseja morrer como forma de livrar-se de uma doença, não vê isso como interrupção da vida, e sim do sofrimento. Por exemplo, há pessoas que já perderam a vontade de viver devido às fortes dores sentidas ou ao fato de não conseguirem ao menos se movimentar sem ajuda. Isso nos leva a pensar sobre o fato de haver pessoas que pedem para morrer e o estado não permite, enquanto outras lutam para sobreviver e o governo não dá a mínima assistência.

Portanto a legalização da eutanásia no Brasil precisa ser feita, afinal as pessoas têm o direito de decidir o que fazer com suas vidas, porém é necessário que haja uma grande fiscalização nos hospitais ou clínicas que forem realizar este procedimento, para que não ocorra enganos no momento de por fim à vida de alguém. A autorização para a indução da morte deve partir do próprio paciente e caso ele não esteja em condições de se comunicar, o procedimento não deverá ser realizado.

L Amorim
Enviado por L Amorim em 20/03/2016
Reeditado em 21/03/2016
Código do texto: T5579941
Classificação de conteúdo: seguro