A vida urbana e suas implicações na sociedade

Ao analisar a vida urbana e suas mudanças sociais e ambientais é percebida uma realidade complexa, haja vista os efeitos produzidos na qualidade de vida da população. Isso se reflete no acesso aos serviços básicos do cidadão, porém muitos problemas ainda devem ser resolvidos.

Como prova disso, é válido ressaltar a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) proveniente do governo de Vargas, pois a mesma legalizou os benefícios apenas para os trabalhadores urbanos, alienando o morador do campo dessas vantagens. Além disso, os serviços básicos como saúde e educação são encontrados nas cidades – mesmo que precários – o que influenciou a intensificação do êxodo rural implicando em mudanças do cotidiano e na situação ambiental, encontrada em um estado alarmante.

Devido a falta de instrução de uma parcela majoritária da população, encontra-se o descaso com a relação entre a poluição e os desastres naturais. Desse modo, fatos como as inundações no estado de São Paulo, após a maior crise hídrica da história confirma o paradoxo vivido neste mundo globalizado que atrai doenças psicológicas e estresses pós-traumáticos de forma trivial para a população citadina.

Tomando conhecimento dos fatos citados, faz-se necessário a mudança desta realidade preocupante. Para isso, medidas profundas devem ser tomadas como a real conscientização da população e até mesmo a criação de multas em caso de poluição – como jogar lixo nas ruas ou nos rios – e essas propostas devem ser fiscalizadas pelo Ministério Público e pelo Ministério do Meio Ambiente para minimizar a degradação ambiental que gera problemas de saúde e a perda da qualidade de vida. Não se trata de apenas um problema ambiental, mas sim uma problemática humana.