O Pecado Sem Perdão

Texto: Mateus 12:31

Será para qual pecado não há perdão de Deus?

Será o suicídio? Rm 2:1-4

Será o homicídio? “Não matarás.” (Dt 5:17)

Mais de 143 pessoas morreram por dia, em média, vítimas de homicídios dolosos (com intenção de matar) no país em 2014. É o que mostra um levantamento exclusivo realizado pelo G1 com base em dados das secretarias da Segurança dos 26 estados e do Distrito Federal. Ao total, foram 52.336 assassinatos registrados, número 3,8% superior ao de 2013 (50.413). Considerando a quantidade de homicídios para cada 100 mil habitantes, em 2014, de acordo com os dados obtidos, o Brasil teve um índice de 25,81. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que taxas acima de 10 por 100 mil habitantes configuram "nível de epidemia". (g1.globo.com 27/07/2015)

Será algum dos pecados condenados pelos DEZ MANDAMENTOS: a idolatria, tomar o nome de Deus em vão, não guardar o sétimo dia, não honrar os pais, adulterar, roubar, dar falso testemunho, cobiçar?

O que é pecado? (falta, erro, transgressão que desagrada a Deus, que vai contra a sua Palavra)

ASSIM COMEÇA O PECADO SEM PERDÃO: o homem peca lá no Jardim do Éden e é expulso da presença de Deus (Gn 3);

Deus determina a Sua Lei (os dez mandamentos em Dt 5);

Deus diante da gravidade do pecado estabelece a forma como perdoaria nosso pecado;

Hb 9:22 “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.”

Vendo que o homem não conseguia cumprir toda a Lei,

Tg 2:10,11 “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.”

Daí, somos todos pecadores.

Rm 5:12 “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.” Rm 3:23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” I Jo 1:8 “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.”

Deus encontra uma solução para nosso pecado:

Rm 5:8 “Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.”

Jo 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira...”

Efésios 2:8,9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

E, através do Senhor Espírito Santo, nos CONVENCE de nossos pecados e de suas conseqüências:

Jo 16:8 “E quando ele vier (o Consolador), convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo; Do pecado, porque (os homens - NVI) não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado (já está condenado - NVI).”

Sl 32:3,4 Culpa e tormento interior “Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro. De dia e de noite, Tu me castigaste, ó Deus, e as minhas forças se acabaram como o sereno que seca no calor do verão.”(LH)

Rm 6:23 morte “Porque o salário do pecado é a morte (emocional, moral, física e espiritual), mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.”

Mas, por causa do livre arbítrio, se você e eu

RECUSARMOS/REJEITARMOS o testemunho que o Espírito Santo nos dá de Jesus Cristo como o único meio de salvação, o plano de Deus para salvação, o presente de Deus para cada um de nós, (Ef 2:8,9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”)

ENTÃO NÃO HÁ PERDÃO, DEUS NÃO NOS PERDOARÁ, pois Deus é amor, mas também é justiça e, se Ele perdoasse essa ingratidão, essa REJEIÇÃO ao seu presente, tornaria em vão o sacrifício de Seu único Filho e o Plano de Salvação arquitetado por Ele com tanto amor seria um fracasso.

ESSE É O PECADO SEM PERDÃO: NÃO OUVIR A VOZ DO ESPÍRITO SANTO, rejeitando, recusando, não aceitando o PRESENTE DE DEUS (salvação da alma em Jesus Cristo). Infelizmente, para esse pecado não há perdão. Para todos os demais, (I João 1:9) se os confessarmos, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça. (Hb 3:15 - NVI) “... Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como seus antepassados fizeram no deserto.”

SN DE RIO NOVO DO SUL
Enviado por SN DE RIO NOVO DO SUL em 30/12/2015
Código do texto: T5495815
Classificação de conteúdo: seguro