# Kalúnia de Natal - As relações perigosas do bicho, TV Globo e do Carnaval Carioca

Um jornal de boatos confirmados

Bicheiros

Zulcy Borges, jornalista diplomado

O livro “O Maior Espetáculo da Terra – 30 anos de Carnaval, do economista Luiz Carlos Prestes Filho, foi lançado dia 17 de dezembro último, no Rio de Janeiro – Capital, com prefácio do ex-diretor da TV Globo – José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e orelha do ex-presidente do BNDES – Carlos Lessa. No mesmo dia e local foi ainda lançado outro livro: “Os Porões da Contravençaõ”, dos jornalistas Choco Otácio e Aloy Jupiara.

E daí ? Daí que os dois têm como principais personagens os grandes bicheiros do Rio de Janeiros, com fotos dos mesmo nas capas. O primeiro, escrito pelo filho de falecido líder comunista brasileiro histórico, Luiz Carlos Prestes, fala da importânica dos bicheiros para as escolas de samba cariocas, aliás presididas por eles. O segundo denuncia que Castor de Andrade (já falecido), Anísio Abraão, Capitão Guimarães e Luizinho Drummond, colaboraram com a repressão do regime militar nos anos 60 e 70.

Capitão Guimarães e Anísio Abraaõ, ainda vivos, e muito, estão soltos, por habeas corpus concedido pelo SupremoTribunal Federal – STF - apesar de condenados em primeira instância a 48 anos de prisão por jogo ilegal, sonegação fiscal, formação de quadrilha e até homicídios entre outros crimes.

Questionado sobre seu prefácio laudatório no livro de Prestes Filho, Boni disse que só conhece os bicheiros personagens como “pessoas do Carnaval”.

Deve ter sido num baile.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Saskia Bitencourt
Enviado por Saskia Bitencourt em 30/12/2015
Reeditado em 30/12/2015
Código do texto: T5495282
Classificação de conteúdo: seguro