A simbologia do Arco-íris

O arco íris é resultante de um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro contínuo quando esta brilha sobre finas gotas de chuva. É um arco multicolorido com vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Um fenômeno lindo aos olhos e cercado de simbologia que vale a pena ser abordada. Simboliza a aliança de Deus com o homem, um sinal visível, que simboliza a promessa de que a Terra nunca mais seria destruída por um dilúvio. Portanto, toda vez que vemos um arco-íris, o simples fato de que estamos aqui para vê-lo é, de forma específica, uma vindicação dessa antiga promessa inerente à aliança. Em meio ao constante pecado e à maldade que existem na Terra, às vezes somos privilegiados com a beleza de um arco-íris, sinal da graça de Deus para com o mundo.

Por outro lado, a bandeira do arco-íris é um símbolo do orgulho gay; as suas diferentes cores simbolizam a diversidade na comunidade homossexual. Foi criada com essa intenção pelo artista Gilbert Baker, de São Francisco, em 1978. Temos aí uma completa distorção do seu significado original, o que causa indignação no mundo evangélico. Quem sabe se no fundo não seja uma provocação por parte dos homossexuais? De qualquer forma este fato é insignificante em relação à simbologia que abordado anteriormente.

Podemos olhar para o arco-íris e extrair esperança, não somente por causa de sua grande beleza, mas também porque sabemos que ele é uma mensagem de Deus, de Seu amor para com este planeta miserável. Pense na grandeza e beleza do arco-íris. À luz do que a Bíblia diz sobre esse fenômeno, de que forma ele nos atrai para Deus, para a transcendência, para algo maior do que as coisas pobres deste mundo?