* Momento Itajubense * Cientistas do Canadá vêm à Itajubá para desenvoverem energia eólica///Carta a presidente Dilma Rousseff // Justa homenagem : Prefeitura de Itajubá inaugura escola com o nome da educadora Nair Prado // Varginha volta a ter aviões x

A notícia do Momento

Boletim informativo do futuro jornal de Itajubá

- Uma equipe de cientistas da Universidade de New Brunswick - Canadá, chega à Itajubá, na próxima semana, para desenvolver pesquisa inédita de geração de energia eólica (dos ventos), no laboratório do Instituto de Sistemas Elétricos e de Energia - ISEE -, do Campus Professor José Rodrigues SEabra, da Universidade Federal de Itajubá - Unifei - de Itajubá. A pesquisa será desenvolvida em conjunto com o diretor do instituto, professor e doutor em Engenharia, Angelo José Junqueira Rezeck mais outros professores e alunos da Unifei.

A Unifei vem ainda desenvolvendo nos seus laboratórios, em Itajubá, novos geradores de energia hídrica e solar, depois de aprimorar a tecnologia de pequenas centrais hidrelétricas - pchs - hoje já disseminada em todo o país.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Carta à presidente ainda

Itajubá, 3 de dezembro de 2015.

Cara presidente Dilma Rousseff,

A senhora esteve muito bem quando falou ontem à noite na tv. Pena que cortaram duas vezes sua fala e não entendi muito bem o que a senhora falou.

Indignada, eu nem consigo mais ficar. Já quase não vejo televisão a não ser novela bíblica e mexicana.

Presidente, será que esse ano não acaba nunca ? Porque ele só serviu para provar que Papai Noel não existe. Pelo menos para mim, que nem panetone vou ganhar ou comer, com estes preços. Já estão custando R$ 20,00, um !

Além dos bandidos e ladrões, presidente, os policiais também estão roubando, matando e batendo em todo mundo por aí. É verdade. O que está acontecendo ? Só falta aquelas loycuras de massacres da Europa e dos Estados Unidos. E olha que depois daquilo de Mariana, acho que nem falta.

Presidente, estou querendo me mudar para o Uruguai. A senhora me ajuda ?

Sinceramente, Saskia Bitencourt Borges de Souza, uma eleitora.

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Justíssima homenagem

A Prefeitura de Itajubá inaugurou no último sábado, 28 de novembro, o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Nair Prado, no bairro Cruzeiro, em solenidade que contou com a presença do prefeito Rodrigo Riêra e várias autoridades. Luís Otávio Campos de Medeiros representou a família da homenageada.

Educadora Nair Prado

Natural de Tambaú, estado de Sâo Paulo, a educadora Nair Prado chegou à Itajubá aos nove anos de idade, onde fundou e dirigiu escolas públicas e particulares, como o Colégio XIX de Março.

Primeira professora didática da Escola Estadual Major João Pereira, inspetora regional de ensino - quando supervisionou 42 escolas de 16 municípios - Nair Prado foi também secretária municipal de Educação de Itajubá, além de presidir a Apae local.

Primeira presidente da Academia Itajubense de História - AIH, cidadã itajubense, a educadora deixou muitos trabalhos pedagógicos de Educação Infantil e se destacou na defesa dos direitos da mulher.

-------------------------------------------------------------

///////////////////////////////////////////////////////////////////////

Aeroporto de Varginha voltará a funcionar

- O aeroporto de Varginha será reativado a partir de março do ano que vem. Serão três vôos semanais para Belo Horizonte. As atividades do aeroporto estavam encerradas desde março de 2014.

A Agência Nacional de Aviação Civil - Anac - está para confirmar o retorno dos vôos do aeroporto e início da venda de passagens.

A operação será matinal, com decolagem de Belo Horizonte por volta de 8h55 e retorno às 10h25. O vôo terá duração de aproximadamente 1 hora com o uso de aeronaves turboélice ATR 72-600, de 70 assentos.

A partir de Varginha, os clientes terão acesso a mais de 55 destinos, entre eles Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Uberaba, Uberlândia, São Paulo (Campinas, Guarulhos e Congonhas), Goiânia, Montes Claros, Salvador, Brasília, Vitória, Governador Valadares, Ipatinga, Recife, Vitória da Conquista, Teresina, Belém, Barreiras, Teixeira de Freitas, Ilhéus e Imperatriz.

-------------------------------------------------------------------------

Imobiliária Gorgulho - onde você encontra o seu imóvel -

próxima ao Fórum de Itajubá

---------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------

Poços premiará melhor pastel

Um concurso público premiará o melhor pastel de feira, de Poços de Caldas, a partir deste sábado, 5 de dezembro. Haverá voto popular pela internet e júri especializado, com três diferentes sabores concorrendo ao título na cidade.

A ação é promovida pela Associação dos Feirantes de Poços de Caldas com apoio da Associação Caminhos Gerais e do Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau.

# pastelfeirapoços

Durante 14 dias, quem comer os pastéis poderá avaliar

e manifestar o voto por meio de fotos em redes sociais

com a hashtag #pastelfeirapoços indicando o nome do pastel.

Além de participar da votação, quem postar nas redes sociais concorrerá a três cestas frutas e legumes. As bancas participantes estarão identificadas com banners. Inicialmente, estão concorrendo opções com sabores de presunto, mussarela, carne, frango, palmito, azeitona e ovo, pastel de frango e palmito e pastel de brócolis, bacon, queijo e catupiry.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o objetivo é valorizar trabalho de feirantes que produzem um dos itens mais requisitados, o pastel. O concurso terá a participação de três bancas: a do Francisco Bueno, a do Osmar Dias de Souza e a do Oswaldo Donizete da Silva.

Além do voto popular, o concurso tem também um júri. A comissão julgadora é formada pela chef Ana Cristina Maio Müller, a nutricionista Paula Marques dos Santos, o apresentador Alessandro Gaiga, a jornalista Ludimila Ramos e o radialista Paulo Sérgio Norberto. O júri irá avaliar a qualidade do pastel, inovação do recheio, práticas de produção e o atendimento. O dono do pastel vencedor irá receber três meses de divulgação.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Zulcy Borges - editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 02/12/2015
Reeditado em 04/12/2015
Código do texto: T5467967
Classificação de conteúdo: seguro