"ESTOU EM CHAMAS" por GÉSNER LAS CASAS = PEDAÇOS da VIDA INTEIRA=

"NESTA MANHÃ SAÍ PARA CAMINHAR e, ACABEI ENTRE OS PRIMEIROS VISITANTES DE UMA FEIRA-LIVRE AQUI NAS PROXIMIDADES"

EM MEIO A PEQUENA MULTIDÃO AVISTEI A FIGURA DE UMA PESSOA IDOSA QUE, ME PARECEU ESTAR DESCONFORTÁVEL JUNTO AS BANCAS DE FRUTAS E LEGUMES. A FIGURA ENVELHECIDA DE UM SER HUMANO SEMPRE me FAZ LEMBRAR UM NOSSO ANTEPASSADO FAMILIAR QUE TERMINOU NA EXTREMA POBREZA PELO ABANDONO DOS NOSSOS PRÓPRIOS PARENTES CRUÉIS E INSENSÍVEIS COM AS NECESSIDADES ALHEIAS.

APROXIMEI-ME DO IDOSO QUE INICIAVA A CAMINHAR OUTRA VEZ DISTANCIANDO-SE DA BANCA DE FRUTAS E LEGUMES. SEUS ÓCULOS COM LENTES EMBAÇADAS COM A ARMAÇÃO ARRANHADA e, OPACA PELO DESGASTE DO TEMPO PARECIA ESCORREGAR-LHE PELA FACE ENRUGADA. SEUS OLHOS AZUIS LACRIMEJANTES PELA DIFICULDADE em ENCARAR O SOL QUE SUBIA NO HORIZONTE DO FIM DA AVENIDA PARECIAM PROCURAR MELHOR ÂNGULO PARA OBSERVAR AS PESSOAS AO SEU REDOR. FOI AÍ QUE NOSSOS OLHARES SE CRUZARAM. O VELHO SENHOR PASSOU A MÃO ESPALMADA SOBRE OS CABELOS GRISALHOS COM SEUS DEDOS NODOSOS COM UNHAS BEM APARADAS e, LIMPAS. PARECEU-ME SER UM PROFESSOR APOSENTADO. ENCARAMOS-NOS SÉRIOS NO PRIMEIRO INSTANTE. DEPOIS EU LHE SORRI e, ELE ME DEVOLVEU O SORRISO. DÊ INÍCIO TIMIDAMENTE. MAS, DEPOIS SEUS OLHOS SE ILUMINARAM E SEUS LÁBIOS SE ENTREABRIRAM MOSTRANDO O TECLADO COMPLETO DE GRANDES DENTES AMARELECIDOS e, LIMPOS.

COMO NINGUÉM DE NÓS DISSESSE ALGUMA COISA, ANTES QUE ELE VOLTASSE A CAMINHAR EM DIREÇÃO CONTRÁRIA JÁ QUE INICIAVA A MOVIMENTAR O CORPO PARA DIREITA RESOLVI DAR-LHE UM EFUSIVO BOM DIA.

AÍ O VELHO, NUMA ATITUDE DIGNA e, EDUCADA RESPONDEU-ME: "BOM DIA CARO SENHOR. VAI FAZER COMPRAS?"

SEM SABER O LHE RESPONDER SOLTEI ENTRE DENTES UM É PROFESSOR. OFERECI-LHE MINHA MÃO DIREITA ESPALMADA PARA UM CUMPRIMENTO DE SATISFAÇÃO. APERTAMOS AS NOSSAS MÃOS e, LHE DISSE QUE PROCURAVA ENCONTRAR ALGUÉM QUE TIVESSE AS MESMAS NECESSIDADES QUE AS OUTRAS PESSOAS. MAS, NÃO PUDESSE ADQUIRIR OS PRODUTOS ALIMENTARES POR ESTAR ABSOLUTAMENTE SEM DINHEIRO. O VELHO LACRIMEJOU MAIS AINDA. SÓ QUE AGORA ESTAVA CHORANDO SEM FAZER CARETA OU SOLUÇANDO. DAÍ OUVI O SUSSURRO DE SUA VOZ: "LOUVADO SEJA DEUS"

DEIXAEI ELE, O PAI DE ALGUÉM, AVÔ de CRIANÇAS QUE DESCONHEÇO, TALVEZ AMIGO de EX-AMIGOS O VELHO ABANDONADO e, INADIMPLENTE POR TER PAGO TODAS AS DÍVIDAS DEIXADAS POR SEUS FAMILIARES e, ASSIM FICADO SEM UM VINTÉM PARA PROVER AS PRÓPRIAS NECESSIDADES, ESCOLHER LEGUMES, FRUTAS, RAÍZES, VERDURAS, ALÉM DE CARNES PARA ACOMPANHAR AS SUAS REFEIÇÕES PRINCIPAIS NOS PRÓXIMOS DEZ DIAS. AGORA VELHO e, COM SÉRIOS PROBLEMAS DE SAÚDE NÃO PODE MAIS TRABALHAR PARA COMPLEMENTAR A RENDA DA APOSENTADORIA. E AINDA TEM DÍVIDAS NO CRÉDITO CONSIGNADO QUE LHE CONSOME MAIS DE UM TERÇO DA RENDA. ALÉM DO ALUGUEL DA CASA e, AS DESPESAS COM ÁGUA, LUZ, REMÉDIOS, e DA AJUDA QUE OFERECE À UMA FILHA VIUVÁ. O QUE O VELHO SENHOR ESCOLHEU FOI POUCO. MESMO SEM O SENHOR TER-ME PEDIDO NADA, EU MESMO, ACRESCI TUDO COM MAIS DOIS TERÇOS DA SUA ESCOLHA e, ACRESCENTEI OUTROS PRODUTOS DA CESTA BÁSICA.

O IDOSO PARECIA NÃO CABER EM SI DE ALEGRIA. A TODO INSTANTE RESMUNGAVA ALGO DE COMO DEUS ERA BOM TENDO MANDADO UM ANJO PARA ALIMENTAR A ELE E, SUA ESPOSA IDOSA QUE CAMINHAVA LENTAMENTE DENTRO DE CASA PELA IDADE AVANÇADA.

AS SACOLAS ESTAVAM PESADAS e, EU ME PROPUS AJUDÁ-LO A CARREGÁ-LAS ATÉ SUA MORADIA. PASSAMOS POR UMA PADARIA. O SENHOR NADA DISSE. MAS, RESPIROU PROFUNDAMENTE AO SENTIR O CHEIRO DE PÃO ASSADO SAÍDO NAQUELE INSTANTE DO FORNO. COMPREI PÃOZINHO; PÃO-DOCE; REQUEIJÃO; PRESUNTO e, PÓ DE CAFÉ.

FUI ATÉ SEU PORTÃO. E QUANDO JÁ INICIAVA IR EMBORA ELE ME CONVIDOU PARA ENTRAR. FUI RECEBIDO POR ELE E POR UMA SENHORA QUE ME CUMPRIMENTOU A MODA ANTIGA SEM ME DAR A MÃO: "MUITO PRAZER. MARIA DAS DORES, ESPOSA do seu JOSÉ da PENHA". A DONA MARIA DAS DORES ESQUENTOU A ÁGUA PARA O CAFÉ EM UMA CHURRASQUEIRA DE ALVENARIA COM GRAVETOS DE LENHA SECA DA PODA DE UM ANTIGO POMAR. NA PORTA DA VELHA GELADEIRA HAVIA UM ADESIVO DE ENTREGA DE GÁS. MANDEI VIR DOIS BOTIJÕES COM ENTREGA E INSTALAÇÃO RÁPIDAS.

ANOTEI O ENDEREÇO DELES PARA NÃO ESQUECER ONDE MORAM.

DE AGORA EM DIANTE VOU COMEÇAR A PAGAR A DEUS TUDO QUE ELE ME OFERTOU DE GRAÇA NESTA VIDA PRECIOSA.

Gésner Las Casas Brito

RADIALISTA, ESCRITOR, ESCULTOR, PROTÉTICO, PINTOR, COMENDADOR de TOBIAS de AGUIAR & JORNALISTA

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 29/11/2015
Código do texto: T5464786
Classificação de conteúdo: seguro