# Kalúnia 118 # Jornal O Globo e colunista Lauro Jardim quebram a cara X

O primeiro e único jornal de boatos confirmados

- O jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e o jornalista Lauro Jardim se retrataram e pediram desculpas na primeira página do diário de domingo, 8 de novembro, depois do colunista ter escrito que o empresário Fernando Baiano, preso na Operação Lava Jato, teria delatado à Justiça que pagou contas do filho do ex-presidente Lula, Fábio Luís Lula da Silva, com dinheiro de propinas da Petrobras. A informação foi divulgada como exclusiva e rendeu manchete da edição impressa do diário carioca de 11 de novembro, passando a ser repercutida por toda imprensa inclusive televisada.

Desculpas

“O Globo errou [...]" publicou o jornal "ao dizer que Baiano afirmara ter dado R$ 2 milhões para pagar contas de Lulinha [como o filho do petista é conhecido]. Na verdade, Baiano não citou o nome e disse que o também lobista e pecuarista José Carlos Bumlai é que pediu dinheiro alegando que seria para uma nora de Lula”, informa trecho da errata.

Depois de aparecer como destaque na estreia do ex-colunista da Veja em O Globo, Lulinha negou o conteúdo publicado pelo veículo de comunicação e, por meio de seus advogados, criticou a postura da publicação e do jornalista. “De forma sistematizada, põe-se em pé uma operação jornalística que, a cada dia, coloca na mira de suas manchetes o personagem da vez, eleito alvo da ofensa”, chegou a dizer a defesa do filho do ex-presidente. Agora, com o erro admitido, a coluna de Lauro Jardim pediu desculpas a Fábio Luis, a Lula e aos familiares do político.

Confira a íntegra da “correção” publicada pela coluna de Lauro de Jardim em O Globo:

Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha, não foi citado na delação premiada de Fernando Baiano, o lobista preso na Lava-Jato. A coluna errou ao publicar essa informação no dia 11 de outubro. No texto, afirmou-se que constava da delação de Baiano um relato em que ele dizia ter gastado R$ 2 milhões para pagar despesas pessoais de Lulinha. Baiano não mencionou Lulinha e, pelo nome, não apontou qualquer familiar de Lula como beneficiário de dinheiro desviado da Petrobras. Ele citou uma “nora de Lula”. Segundo o depoimento, José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente, o procurou pedindo recursos para quitar despesas com um apartamento de uma nora de Lula – o ex-presidente tem quatro noras. Baiano disse ter dado R$ 2 milhões a Bumlai. A coluna pede desculpas a Fábio Luis, a Lula e aos seus familiares pelo erro.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Zulcy Borges - editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 09/11/2015
Código do texto: T5442817
Classificação de conteúdo: seguro