"A segurança do solo é fortemente inter-relacionada com a segurança alimentar...

Pouco se tem falado e ensinado no início da escolarização até os demais níveis escolares sobre os cuidados que se deve ter sobre o solo, cuidado este que deveria se ter na base da educação desde os primeiros anos de ensino, mas é claro que com uma abordagem pedagógica específica para cada idade, onde já se devem ponderar tais cuidados que permitam a interiorização crítica e ativa para o cuidado que devemos dispor a este elemento chamado solo o qual é fonte alimentar e de renda. Segundo Claire Chenu, embaixador do Ano Internacional de Solos “A segurança do solo é fortemente inter-relacionada com a segurança alimentar, a segurança da água, a demanda de energia, regulação do câmbio climático e proteção da biodiversidade".

A opinião do embaixador Claire Chenu e outros especialistas nesta área defensores da conservação do solo evidenciam a necessidade de estudar, conhecer divulgar e educar para sensibilizar as pessoas a uma ação positiva de cuidado frente ao uso consciente do solo. Então conceitos técnicos são importantes, mas não tão relevantes quando não são conscientes e não afetam positivamente para o bem comum. Desta maneira, a solução para os problemas ambientais , com toda certeza vai além de conceitos técnicos , pois o que são conceitos técnicos sem ações profícuas para uma preservação ?

Formas de preservação e atitudes sustentáveis são enumeras a começar da onde jogamos a goma de mascar utilizada, mas é preciso mediação para uma conscientização profícua. Saber que existe problemas no solo é evidenciado com base em pesquisas e mediações de um educador ,ou seja, mediação que não deve faltar nos conteúdos escolares, mas na realidade existe certas negligências ainda que perceberemos se sairmos a campo para uma pesquisa mais apurada.

Entretanto, fatos evidenciam diversas problemáticas devido ao mau manejo do solo, mas é claro que um planejamento técnico é positivo para a conservação dos solos para evitar a salinização, erosão e outros problemas resultantes do manejo inadequado é preciso ter em mente que o solo é um recurso imprescindível a vida humana. É como pontua o professor Chenu:

Explicando que os solos precisam desesperadamente de embaixadores, vozes a falar para este aliado silencioso na luta contra a fome a desnutrição. "Somos dependentes do solo [...]"

Portanto o cuidado ao solo deve partir de uma educação para conscientização que saia do campo da teoria para a prática, ou seja, para ação. Ação esta que parta de cada indivíduo racional. Acredito que uma boa base de ensino influenciará em seres mais conscientes como evidenciou Pitágoras:“Educai as crianças e não será preciso punir os homens. ’’ Mas reescrevendo-a podemos dizer:

”Educai a todos sobre a importância do solo e não será preciso punir a todos com as desastrosas consequências oriundas do descaso com a natureza!”

REFERÊNCIAS:

http://www.fao.org/soils-2015/news/news-detail/pt/c/293533/ Acesso em 08 Nov .2015

https://pt.wikipedia.org/wiki/Conserva%C3%A7%C3%A3o_do_solo

Debora Nascimento
Enviado por Debora Nascimento em 08/11/2015
Reeditado em 08/11/2015
Código do texto: T5441542
Classificação de conteúdo: seguro