A situação do professor no século XXI - autor: Eliasibe (estudante - ETEC - 2015)
Desde o período do renascimento cultural na Europa, quando a população adentrou na "idade da luz", a figura do professor ganhou notoriedade como principal indivíduo formador de caráter humano. Tal fato é justificado pela vasta experiência educacional, em que o docente não só é capaz de disseminar conhecimento como também instruir jovens no exercício de sua vocação.
Nesse sentido, é evidente destacar que, embora com o passar dos anos, a informação tenha se configurado como principal instrumento de interação humana, o professor ainda se encontra limitado na execução de seu ofício, que, somado à falta de respeito por parte dos alunos, remuneração de péssima qualidade, e, às vezes, infraestrutura obsoleta e arcaica da maioria das escolas (raras têm uma lousa digital) para conduzir a aula, o mesmo se encontra desmotivado profissionalmente. Com isso, a precariedade educacional no sistema vigente torna se reflexo de uma sociedade sem mudanças, assim conceituado por Paulo Freire (1921-1997), pedagogo brasileiro que lutou por uma pedagogia intimamente relacionada à cidadania.
Relativo a essa problemática, é de suma importância que os órgãos públicos priorizem a educação no país, com a criação de projetos que integrem os governos federais, estaduais e municipais a fim de investir em melhorias nesse âmbito. Primeiramente, é importante melhorar suas condições de trabalho, elevando seu piso salarial, que, atrelado a uma eficiente gestão nas finanças, é possível também garantir infraestrutura básica em sala de aula.
A mídia como principal formadora de opinião deveria, portanto, ser responsável por elevar o status do professor, exemplificando sua relevância por intermédio de campanhas publicitárias nas quais, as experiências e a voz dos educadores se destaquem, e possa ganhar efeito positivo frente à comunidade. A família, por sua vez, precisa mostrar às crianças uma das (a)finalidades de se estar matriculado e inserido, socializado e projetado para a cidadania responsável em uma instituição de ensino municipal, estadual e federal, além de promover, através da conscientização, o filho ou a filha para que estes e todos valorizem o saber do educador; ajudem o professor na sua difícil vida cotidiana a favor da educação. Isso é bom para cada um de nós e para todo o Brasil!