# Kalúnia 114 # Guerra Civil /// E a Poor's nem agradece

- Um jornal de boatos confirmados

Guerra Civil

Tropas uniformizadas de um lado, civis armados de outro, tiros a esmo matando mulheres e crianças. Tal é o cenário de uma guerra civil e do Brasil. Apenas nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio Janeiro houve nada menos do que 27 execuções fartamente noticiadas, a maioria de adolescentes, pela polícia militar, em agosto e setembro. Todas continuam praticamente impunes.

Todo ano, organizações internacionais incluindo a ONU condenam a ação da polícia militar do Brasil, o que sempre é ignorado ou apenas rapidamente mencionado, como sem importância pela imprensa do país.

No Estado de São Paulo, 571 pessoas morreram entre janeiro e agosto em abordagens das policias civil e militar. No ano passado foram 801, 801! Os números dão da Ouvidoria da Polícia do Governo do Estado de São Paulo, que, por sinal, é o único estado do país a divulgá-los. E também o único que chegou a começar programas de estudo de violência policial, só que estranhamente agora desativados.

--------------------------------------------------------------------------

Não ganhei nada da Poor's

Caso a agência de risco Standard & Poor's (que aliás é dos pobres!) contratasse uma agência de propaganda nunca encontraria melhor do que a imprensa brasileira. Imagine quanto cobra uma TV Globo, uma revista Veja (ainda mais na capa), um jornal Folha de São Paulo, Estadão, uma rádio Jovem Pan, por uma inserção comercial de qualquer empresa. Pois a Poor's conseguiu tudo isto com repetecos e de graça nos mais variados editoriais, artigos e programas este mês, desde que rebaixou a nota de risco de investimento no Brasil.

Mal saiu o relatório da empresa com a bomba para trovejarem análises onde o Brasil, ou melhor o governo, foi tratado pior do que o time de futebol do Vasco. E olha que o Vasco melhorou!

A coisa foi tão feia que o atual técnico, quer dizer, ministro da Fazenda, o professor Joaquim Levy correu para o Jornal Nacional a garantir que o escrete canarinho vai sair da lanterna do campeonato até o final do ano.

Apenas o brasileiro comum continuou pasmo sem saber quem raio é esta Standard & Poor's, nem onde fica. Será alguma outra Fifa? Cumpre esclarecer que toda agência de classificação de investimento tem entre seus principais objetivos além de alertar e informar a peso de ouro seus consultores, o de propagandear ao máximo sua marca. Agora, não só ela como qualquer outra sabe que sempre poderá contar para isto com a imprensa e os jornalistas do país.

///////////////////////////////////////////////////////////////////////

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 25/09/2015
Reeditado em 28/09/2015
Código do texto: T5394233
Classificação de conteúdo: seguro