Desejo ou necessidade?

Nos dias atuais, o mundo quer o nosso pensamento focado em prazeres momentâneos, como o consumo exagerado. Isso acaba nos levando a um ápice de comprar e tornar obsoleto o que já temos.

Além de estarmos gastando nosso tempo comprando cada vez mais, pode-se perceber que com cada compra que fazemos, mais lixo é gerado. E nós acabamos descartando esse lixo de forma incorreta, prejudicando o ambiente em que vivemos.

Quando vamos à procura de algo para comprar, tudo parece ser tão agradável. O prazer de trocar o que você tem por outro “melhor”. Anúncios grandes, pessoas supostamente educadas e agradáveis para te ajudar. Mas quando vamos nos tocar, perdemos nosso tempo, que gastamos para conseguir o dinheiro, como é dito pelo atual presidente do Uruguai, José Mujica.

O Estado capitalista faz com que nós troquemos o conceito de desejo e necessidade. Muitas vezes nós nem precisamos de determinado objeto e a sociedade capitalista nos faz comprar. Na minha casa havia um computador. Com esse desejo de comprar nós acabamos comprando outro e o “antigo” se torna lixo.

Frequentemente é lançado um novo modelo de celular. A mídia quer fazer as pessoas acharem que o seu celular não é bom o suficiente e que sem o último lançamento você não será feliz. Muita gente já foi à falência por causa do consumismo desenfreado. Nos grandes centros, em localidades paupérrimas, é possível perceber que pessoas jogam móveis novíssimos e em boas condições no lixo. Mas por que isso? Porque as pessoas não percebem que estão sendo ludibriadas com essa modinha do obsoleto.

É importante lembrar que se você não é feliz com pouco, então você não é feliz com nada. Porque a felicidade está em nós mesmos e em nos contentarmos com o que temos.

Daniel Messias
Enviado por Daniel Messias em 22/09/2015
Código do texto: T5390550
Classificação de conteúdo: seguro