O pesar da idade

Como deve ser difícil acordar , sentir o corpo todo dolorido, sentir as articulações falhando , sentir a mente não correspondendo como antes,sentir o cansaço de todos os anos recaindo sobre as costas, assim se sente o idoso . Além dessas negativas , ainda enfrentam a solidão, o desrespeito , a não compreensão por aqueles que criou quando jovem , daquele que veio do próprio sangue. Uma realidade dos idosos no ocidente .

Mesmo com a existência do Estatuto do Idoso , criado em 2008, os membros da terceira idade enfrentam depreciação pelos órgãos públicos , pela família , pela sociedade. Pelos órgãos públicos, sofrem pelo pouco investimento em clínicas especializadas em cuidados ao idoso. Deveriam saber que pela bióloga humana , nosso organismo vai ficando mais lento com o passar dos anos, e cabe mais compreensão por meio da sociedade ao ritmo de vida dos idosos. A família, ou um membro desta , deveria lembrar que esse idoso cuidou dela e não tratá-lo como fardo.

Outro problema enfrentado por essa faixa etária é a falta de fundos para a manutenção da saúde.Com a aposentadoria de baixo rendimento, quase não cobre os gastos , que são bem maiores do que das outras idades . Os planos de saúde que deveriam ajudar esse público , dificultam ainda mais a situação , pois os planos referidos aos idosos são os mais caros da tabela.

O idoso sofre com o pesar da idade avançada, com desrespeito e incompreensão. Cabe aos órgãos públicos criar instituições de cuidado para idosos, à sociedade compreender a lentidão da terceira idade, á família respeitar seu ente querido. É necessário sempre mais cuidado e respeito, pois logo seremos nós os idosos sofrendo o pesar da idade.

Natália Faraldo
Enviado por Natália Faraldo em 21/09/2015
Código do texto: T5389443
Classificação de conteúdo: seguro