A importância do solo.
O solo é imprescindível para manutenção, sustentação e sobrevivência de todos nós seres vivos racionais e irracionais. Mas, constantemente seu valor é negligenciado por seus usuários racionais,concordo plenamente com a seguinte citação “Solo, componente essencial do meio ambiente, cuja importância é normalmente desconsiderada e pouco valorizada”. O valor do solo é incalculável, se nos atentarmos que tudo que precisamos como alimentos, água e moradias necessitam da base do solo para serem usufruídos por toda sociedade, e analisarmos seu valor com esta ótica conseguimos compreender sobre as diversas funções do solo.
Dos solos emergem vida, se decompõem organismos, surgem novos organismos, no solo criam- se raízes que sugam água e nutrientes que produzem alimentos que sustentam vida, é um ciclo fantástico e fundamental. Compreendo que negligenciamos o seu valor quando dele não cuidamos o contaminamos gerando degradações com atividades humanas que altamente estão envolta ao capitalismo, ao consumismo exacerbado, e não paramos para refletir que este não nasce instantaneamente não se reproduz e requer mais cuidados.
Contudo, o solo é essencial as vidas, e como diz o provérbio indígena Somente quando for cortada a última árvore, poluído o último rio, pescado o último peixe, é que o homem vai perceber que não pode comer dinheiro”.Provérbio este, bastante pertinente para uma sociedade capitalista como a nossa onde o dinheiro é evidenciado mais do que os valores das coisas mais importantes que parecem serem simples, mas são as mais valiosas, faz-se necessário a nossa auto reflexão sobre as nossas atitudes para com o solo, desde o que fazemos com a embalagem das balinhas, chicletes mascados e outras coisas ao longo do dia, pois estes e outros matérias que utilizamos levam tempos para se decomporem no solo.