COMPREENSÃO SOBRE DIVERSIDADES DE TEXTOS E VARIEDADES DIALETAIS A LUZ DO PCN-. LÍNGUA PORTUGUESA P.30 e 31.
A importância e o valor dos usos da linguagem se dão historicamente de acordo com as demandas sociais. O texto deixa claro que as exigências dos níveis de leitura e escrita têm sido diferentes e superiores as de épocas anteriores e não muito distantes. Contudo tais exigências vêm a ser crescente, então cabe à escola atender esta demanda mudando alguns paradigmas sobre o ensino da língua e suas diferenças, faz-se necessário deixar de lado alguns mitos e existentes maneiras de tratar a língua como algo sem vida e a constante ideia de que trabalhar com textos é ensinar regras que precisam ser rigorosamente aprendidas.
Destarte, a escola comprometida com a aprendizagem reflexiva e concreta de seus educandos, tem o papel de propiciar condições e acesso aos diferentes gêneros textuais presentes e necessário na sociedade, viabilizando e ensinando seus alunos a fazerem uso destes, pausando oportunamente para reflexão, critica e imaginações sobre eles, procedimentos que são de suma importância em uma sociedade grafocêntrica. Então cabem as instituições de ensino o ensinar, a saber, fazer uso e interpretações dos diferentes textos presentes na sociedade.
Vale ressaltar que é preciso haver a integração de matérias como história, geografia entre outras com seus textos permitindo a interdisciplinaridade com o manejo das mesmas na dedicação de interpretações de seus conteúdos, pois existe o mito de que o ensino da linguagem, escrita e de seus necessários entendimentos devam somente ser ensinado nas aulas de Língua Portuguesa, sendo que a esta disciplina cabe à sistematização não a restrição das demais disciplinas em ensinarem, a saber, fazer o uso da linguagem.
Sendo que em decorrência destes paradigmas o aluno não se torna apto a interpretar, comparar, descrever e argumentar. Porém acrescento faz-se necessário rompimento de padrões sobre este assunto e disposição da escola professores e alunos na conquista da autonomia e aprendizados satisfatórios.Outro ponto válido e preciso é romper com o mito de que a escrita é o espelho da fala e de que existe uma única forma certa de falar.É imprescindível respeitar os diversos falares regionais.E o que importa não é falar certo ou errado, mas saber qual forma desta devo fazer uso, dependendo de que contexto estou inserida, pois é o mesmo que saber usar roupas de casamento em seu lugar e vestimentas de praia em seu respectivo lugar.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental.
B823p Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa /
Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília :
144p.
1.Parâmetros curriculares nacionais. 2. Língua
portuguesa : Ensino de primeira à quarta série. I. Título.
CDU: 371.214