Resposta da Prova de Política

texto baseado nas Respostas da prova de política de 2007

Enquanto os homens exercem seus poderes. Morrer a matar de fome, de raiva e de sede são tantas vezes gestos naturais. (Caetano Veloso)

Segundo Rousseau, o homem nasce puro a sociedade é que o corrompe. ( O problema está no contrato que a sociedade resolve fazer ( Há duas diferença: A política o contrato é ruim injustiça da propriedade motivo da desigualdade. O contrato verdadeiro valoriza a democracia.

A questão que se colocava era a seguinte: como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade? Segundo Rousseau, isso seria possível através de um contrato social, por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva.

Os regimes totalitários surgem no mundo contemporâneo em um período marcado pela crise do sistema capitalista em algumas regiões da Europa. O mundo está vivendo um momento de crise, 1929 muitos países estão quebrados (pós-primeira guerra mundial). Tem fome, desemprego, etc. Em sua definição mais básica, o totalitarismo faz referência a todo e qualquer tipo de governo onde um único indivíduo ou partido passa a controlar as diversas instâncias do Estado. Ao mesmo tempo, esse tipo de regime define um tipo de relação onde o governo tem grande poder de intervenção na vida de seus cidadãos. Exemplos de regime totalitários: nazismo, fascismo.

Segundo Rainer Sousa ,Equipe Brasil Escola, ‘’ O totalitarismo como sistema negador da política. Apoiado nas massas, nelas encontra terreno fértil para cultivar sua ideologia. No processo de “atomização da sociedade”, fruto da falta de interesse comum das massas e desenraizamento político, o sistema totalitário estrutura seu edifício de terror e domínio total. Nessa perspectiva, encontramos as massas como constituindo a estrutura básica do totalitarismo , isto é, os governos totalitários edificam-se sobre bases que são as massas que eles organizaram politicamente. Podemos perceber, então, que as massas ocupam lugar central no contexto do totalitarismo e servem a esse regime em várias frentes, pois lhes são solícitas quanto à implantação de uma ideologia, já carecem de enraizamento e identidade política. ‘’

Neoliberalismo é uma redefinição do liberalismo clássico, influenciado pelas teorias econômicas neoclássicas e é entendido como um produto

do liberalismo econômico clássico.

Esta teoria, que foi baseada no liberalismo, nasceu nos Estados Unidos da América e teve como alguns dos seus principais defensores Friedrich A. Hayeck e Milton Friedman.

Na política, o neoliberalismo é usado pelos países que visa á liberdade, democracia, livre comercio entre os países como, por exemplo, o Brasil. Podemos concluir que é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Os autores neoliberalistas afirmam que o estado é o principal responsável por anomalias no funcionamento do mercado livre, porque o seu grande tamanho e atividade constrangem os agentes econômicos privados.