Teoria da comunicação
Desde crianças apreendemos a nos comunicar nos expressando através da fala, dos gestos e dos signos. E assim somos condicionados a adquirir o que é passado pelas influências pessoais, familiares, de mídia, religiosa, Dessa forma passamos a utilizar o que aprendemos no dia -a –dia. A cultura de um povo é quem faz a sua identidade assim cada um tem a sua sendo adquirida ao longo da vida.
Fala-se que é impossível afastar o estudo das ideias e o signo. O signo torna-se mais forte quando é associado a uma ideologia, assim os dois não se afastam. A ideologia é constituída através do símbolo Ex: Bandeira da Ex URSS, martelo (operários) e foice (Camponeses).
O processo básico refere-se a quantidade de informações, sua qualidade ou seu conteúdo e significado.
Na ação dos meios de comunicação de massa sobre os indivíduos os meios de comunicação fazem uma mistura de sedução e elaboram campanhas que deixam a população alienada com linguagens sem conteúdo exemplo: (propaganda nazista)
A teoria marxista defende a ideia de que a comunicação está na mão da classe dominante. Dessa forma conseguem deter a informação e alienar o proletariado. A classe dominante agindo dessa forma divulga apenas seus interesses continuando no poder.
Explica o processo de comunicação, tratando da relação entre receptor (sociedade) e emissor (quem detém o poder da comunicação) esse seria o modelo biológico, o esquema permite analise do conteúdo, ou seja: seria para quem? Que receberá a noticia. Em que canal seria o meio com que efeito ( Feedback) receptor ou seja quem transmite manipula a noticia.
Em todos os meios de comunicação é utilizado um recurso para atingir o seu público alvo. A indústria cultural coloca na mídia o que as pessoas querem, sempre visando um bom retorno financeiro. O principio é de que um novo meio de comunicação complementa os que já existem.
Por exemplo, a comprar de objetos e produtos que aparecem nas novelas.
Não é a quantidade de informação que causa algum efeito no público, mas sim a forma com que ela é passada que pode trazer algum resultado.