*Momento Itajubense* Te cuida Wenceslau - Busto do ex-presidente em Itajubá está ameaçado /// Fogo no presídio de Itajubá ///Explosão no bairro Santo Antônio causou apagão em Itajubá e Piranguinho

- A notícia do Momento -

Boletim noticioso do futuro jornal de Itajubá

(IMOBILIÁRIA GORGULHO - onde você encontra seu imóvel

- logo antes do Fórum de Itajubá)

- Depois do busto de Theodomiro Santiago conseguir ser resgatado pela Unifei de sua ex-praça em Itajubá, agora o busto de Wenceslau Braz também corre sério risco já que a "revitalização" do centro da cidade, detonada pelo prefeito Rodrigo Riêra (PMDB), passou a destruir

suas cercanias. O governo Riêra continua passando como um trator pela cidade.

Presídio quente

- Mais uma rebelião no presídio de Itajubá terminou pelo menos desta vez sem vítimas, nesta quarta-feira, quando a queima de colchões no local teve sua fumaça vista de longe. O presídio continua superlotado e

com maus tratos aos presos.

Explosão causou apagão

- Uma explosão seguida de incêdio na subestação de eletricidade do bairro Santo Antônio, de Itajubá, causou o apagão de quase cinco horas que atingiu no último sábado, 4 de julho, os municípios de Itajubá e Piranguinho segundo apuração preliminar da Companhia Energética de Minas Gerais -Cemig.

A Cemig informou que a área da explosão foi isolada e algumas manobras estão sendo feitas para restabelecer o abastecimento sem mais riscos de energia para a população. Técnicos da estatal trabalham no local para descobrir as causas do problema.

O primeiro estouro na subestação foi registrado às 11h05 e 60% da cidade de Itajubá foi atingida pela falta de energia, segundo a companhia. Às 12h15, os técnicos iniciaram os trabalhos para fazerem a manobra de religação. Pouco antes das 13h houve outro estouro que ocorreu em razão de uma falha no primeiro equipamento atingido. A energia foi restabelecida para cerca de 85% dos clientes antes das 14hs.

FEITOS & DESFEITAS > MÍDIA & POLÍTICA ELEITORAL

A falsa democracia do Brasil

Por Zulcy Borges em 30/06/2015 na edição 857

do Observatório da Imprensa

“Filiado de partido político no Brasil nunca valeu um centavo de mel coado”, afirmou o diretor aposentado do Tribunal Regional Eleitoral – TRE de Minas Gerais Anis José Leão em artigo publicado pelo jornal de Belo Horizonte O Tempo de 23 de junho último. Para José Leão, a última lei sobre a matéria, de nº 9.504, que estabelece normas para as próximas eleições, manteve a triste situação. Ele comentou que os filiados assinam a ficha de adesão partidária “por qualquer motivo, que não seja o legítimo, o ideológico”. E foi além: “Não passa o filiado de massa de manobra para escovar criação de partido político.”

O problema é grave, já que o mesmo lembra que o Supremo Tribunal Federal – STF, atual deus totêmico do país, manteve a existência dos “grêmios marca barbante” como base legal dos partidos. Ou seja, formar um partido no Brasil continua tão fácil como formar torcidas organizadas e com piores consequências.

Anis José Leão advertiu que os partidos têm autonomia constitucional para, a seu bel prazer, imporem contribuições, negociarem tempo de TV, venderem a legenda para qualquer candidato ou “entulharem o quadro para a escolha do eleitor”. “Os candidatos podem ser escolhidos sem convenção partidária, por mera aclamação. Quer dizer, com a dispensa até de reuniões sem quórum mínimo.”

Assusta saber esta realidade denunciada por um especialista da área enquanto autoridades que poderiam corrigi-la, como o juiz do STF e eleitoral Gilmar Mendes, simplesmente adiam decisões como o fim dos patrocínios eleitorais de empresas. Ou seja, o STF e Tribunal Superior Eleitoral – TSE estão mais para Fifa e CBF do que para os verdadeiros tribunais que deveriam ser.

***

//////////////////////////////////////////////////////////////////////

Zulcy Borges - editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 07/07/2015
Reeditado em 10/07/2015
Código do texto: T5302449
Classificação de conteúdo: seguro