* Momento Itajubense * Morte brutal /// Itajubá corre risco de repetir Pedrinhas /// Aeroporto de Itajubá não existe para o Ministério dos Transportes /// Hospital Escola deixa mulher careca por engano

- a notícia do Momento -

Boletim informativo do futuro jornal de Itajubá

Homem é morto a tiros e pauladas em condomínio de Itajubá

- Família encontrou o corpo entre os prédios -

Um homem foi assassinado na madrugada deste sábado (6) em um condomínio de prédios no bairro Novo Horizonte, de Itajubá. Ele foi encontrado, já sem vida, pela família em uma das ruas do codomínio.

A vítima levou três tiros e foi agredida a pauladas. A polícia não soube precisar o que teria motivado o crime, mas informou que o homem já era conhecido no meio policial. Apesar das buscas, o suspeito do homicídio não foi encontrado.

Presídio de Itajubá é novamente acusado de condições inumanas

- Itajubá voltou à tela da Globo e voltou por causa do seu presídio na divisa com Piranguinho. Um detento ligou de lá para a Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais reclamando da comida podre com cacos de vidro, da roupa suja, da superlotação, da falta de medicamentos e por aí vai.

Outro ligou para a EPTV denunciando que um colega foi baleado dentro do presídio. E a Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais informou que houve presos feridos levados ao Hospital Escola de Itajubá, depois de atingidos por balas de borracha em uma cela.

Já houve um morto dentro do presídio e um ônibus de transporte público chegou a ser queimado na cidade em protesto contra as péssimas condições internas da prisão, que hoje "abriga" mais de 600 presos em 304 vagas.

O risco é de um massacre como o do presídio de Governador Valadares, no início do mês de junho, que terminou com dois mortos, nove feridos graves e a destruição da cadeia depois de uma rebelião. Mesmo porque todos 800 presos daquele presídio estão sendo agora transferidos para outras cadeias do estado, como a de Itajubá, porque o de Governador Valadares está interditado. Não existe uma cadeia que não esteja superlotada em toda Minas Gerais. Calcula-se que faltam 26 mil vagas no estado.

//////////////////////////////////////////////////////////////////////

Aeroporto de Itajubá não existe nem nas nuvens

O aeroporto em construção de Itajubá não consta na relação oficial de 33 projetos de aeroportos regionais prevista para Minas Gerais, da Secretaria de Aviação Civil, do Ministério dos Transportes. A relação lista apenas três projetos de aeroportos "em estudo" no estado, sendo o de Pouso Alegre o único sul-mineiro. Constam ainda projetos para Caxambu, Poços de Caldas, Passos, São Sebastião do Paraíso e Varginha, mas nenhuma menção ao de Itajubá, apesar dele ter sido prometido e anunciado publicamente pelo ex-governador e atual senador do PSDB, Antonio Anastasia, que inclusive emprestou milhões do governo do estado para a compra do terreno e as obras de aterramento e colocação de pista atualmente paralisadas.

............................................................................................

Hospital deixa mulher careca por engano

- O Hospital Escola em Itajubá (MG) deixou uma paciente careca sem precisar. A mulher de 40 anos estava internada e teve toda a cabeça raspada por uma enfermeira depois de confundida com outra, já que a cirurgia dela não seria na cabeça e sim na coluna. A família vai entrar na Justiça pelo ocorrido.

Maria Inês da Silva foi internada no dia 15 de março para o procedimento após ser diagnosticada com duas hérnias de disco na coluna. "Desde novembro ela está afastada do serviço por causa desse problema. Ela estava fazendo fisioterapia, tomando muito remédio também", conta a irmã da paciente, Sandra Moura da Silva.

Vídeo

- Segundo a família, Maria Inês foi procurada por uma enfermeira que raspou toda a cabeça da paciente. A dona de casa diz : "Quem raspou eu não consigo lembrar, porque são duas funcionárias, enfermeiras que deram plantão, cada noite são duas 'né'? Eu falei que não era eu, que eles tinham que ver direito primeiro, que não era eu, que eu não aceitava [aquilo]", relata.

Ela é muito vaidosa e ficou muito triste sem cabelo"

comentou Taís Santos, filha de Maria Inês.

"A enfermeira saiu do quarto, acho que foi ver em algum lugar, voltou falando que seria ela mesma. Confirmou que seria ela, aí chegaram e fizeram a raspagem na cabeça", completa Sandra contando como foi.

As filhas da paciente estão indignadas. Elas contam que a mãe está assustada e que chegou a pensar que tinha outra doença. "Ela é muito vaidosa e ficou muito triste sem cabelo", conta Taís da Silva Santos. A outra filha, Tainara da Silva Santos, completa. "O que fizeram com ela foi muito errado".

Sandra cobra explicações da instituição. "Até agora ninguém entrou em contato e eu estou sem saber o que houve, não justificaram o que aconteceu. E eu acho que deveria ter chamado a família, inclusive eu que internei ela".

Promessa de apuração

Por telefone, o presidente da Associação de Integração Social de Itajubá, da Faculdade de Medicina, mantenedora do Hospital Escola, Kleber Lincon Gomes, disse que o ocorrido será apurado.

A família disse que vai entrar com uma ação na Justiça. A advogada que representa Maria Inês acredita que houve erro do hospital. "Na Justiça, nós temos que buscar esse direito que foi violado da Maria Inês, ela foi colocada numa situação vexatória, um sofrimento, a dignidade ferida, então a gente vai buscar isso com as investigações na Justiça, porque é um erro inexplicável", afirma Flaviane Monti Bernardo.

"[Vamos buscar] uma punição pra quem fez isso, porque outras pessoas também podem estar correndo risco", completa Sandra.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Zulcy Borges - editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 11/06/2015
Reeditado em 11/06/2015
Código do texto: T5273341
Classificação de conteúdo: seguro