O que há de erradao na administração pública
O resultado dos serviços prestados pela administração pública, normalmente, não é bom. Os clientes, o cidadão pagador de impostos, AQUELE que paga adiantado pelo serviço, quase sempre está insatisfeito. Ora pela demora da prestação do serviço, que não ocorre no momento em que precisa; ora não é resolutivo; ora não é conclusivo. Não tem continuidade pelos mais variados motivos.
Isso ocorre, muito provavelmente, porque o gestor determina o que fazer, como fazer e quando fazer. O resultado é cobrado em números: a ESTATÍSTICA. Mas, como o sapatinho de cristal, a receita fornecida não serve para o problema grande de um país grande, com população politicamente pouco esclarecida. Os funcionários, aqueles... funcionários públicos; anos de experiência ou os novatos graduados e bem informados, da era tecnológica, pouco podem fazer com a sua sabedoria e teoria moderna de adaptação à realidade. A receita fornecida pelos gestores é para TODOS. Faltou recurso material? Faltou recurso humano? Faltou espaço físico? Esquece... não justifique. O servidor público é, naturalmente, habilitado a improvisar. É o profissional mais inteligente que existe. Reconhecimento? Não, eu não esqueci de falar. É luxo... é coisa da modernidade... Inteligências... Afinidades...Perfis... Isso só para iniciativa privada. No público vai todos para o mesmo saco... Afinal já tem uma receita... é só seguir... Quer coisa mais fácil?
Em meus dezessete anos de serviço público, não me lembro de ter sido chamada para falar sobre a minha percepção da realidade da comunidade para a qual trabalho. Eu quero trabalhar, tenho projetos. Boa parte de meus clientes não usa ou não precisa do serviço nos moldes encomendados pelos gestores, mas é o que temos. Por isso os clientes são os mesmos e com as mesmas necessidades. Pois estas necessidades não são satisfeitas. Os clientes mais ousados, que arriscam pedir um serviço diferenciado, contam com os favores dos funcionários públicos, isso mesmo, FAVOR, pois não está na receita. É o funcionário público, aquele, multiuso, que faz de tudo um pouco que faz a diferença com seus anos de experiência, contatos e humanidade.
Quando a iniciativa de um funcionário público resulta em grande feito e extrapola os muros de sua repartição e chega aos ouvidos dos gestores, rapidamente, se torna de interesse comum e o seu chefe é chamado para receber os PARABÉNS em nome de todos os funcionários.