Alvo fácil

Alvo fácil

Ao longo da história as crianças sempre foram um alvo fácil para os publicitários, uma clientela irredutível no que concerne a aquisição do que lhes interessa. Fato que merece uma atenção maior por parte do nosso ordenamento.

O lado observador que toda criança possui é utilizado pelos publicitários de forma exaustiva, pois procuram de todas as formas possíveis despertar a atenção da criança e garantir a aquisição do produto ofertado. As propagandas estão cada vez mais cheias de verbos no imperativo, como por exemplo: leve, beba, compre, peça, ou seja, verbos que induzem ao consumo.

A publicidade infantil no pais tem se mostrado muito apelativa, a utilização de crianças aumentou e isso gera um impacto psicológico nas crianças que assistem e que tem como consequência o consumismo exagerado pelo público infantil. Assim a inexistência de dispositivos legais que regulamentem a publicidade infantil gera o problema e todos os abusos cometidos pela mídia, pois fazem as propagandas de forma abusiva e sem nenhum tipo de coerção pelos excessos na publicidade.

Não é menos verdade, porém, que qualquer forma de regulamentação efetuada de forma desproporcional irá de encontro a liberdade de imprensa e expressão que garante a Constituição Federal. Em razão disso, se faz necessário a criação de dispositivos legais que ao passo que regulamentem, possam garantir a liberdade de expressão, isso trará bons resultados a curto prazo.

A longo prazo, a formação dos publicitários deve ser efetuada de forma consciente, pautada no não incentivo ao consumismo, sem que seja censurado o poder de criação.

Elisérgio Nunes. Poeta e Acadêmico de Direito na Faculdade Santo Agostinho- FSA

Elisérgio Nunes
Enviado por Elisérgio Nunes em 30/05/2015
Reeditado em 30/05/2015
Código do texto: T5260698
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.