# Kalúnia 99 # Estados Unidos estão perdendo a guerra na Ásia - Juiz Gilmar Mendes derrotado na Justiça

- Um jornal de boatos confirmados -

- Os Estados Unidos da América do Norte - USA - vem perdendo a guerra contra o califado do Estado Islâmico - EI - no Iraque, que conquistou agora a cidade histórica de Palmira. Ainda assim, a potência norte-americama continua controlando o Afeganistão, o Paquistão, o restante do Iraque e o Kwait.

Gilmar mendes perde processo contra jornalista

Desde o ano passado com a medida do fim do financiamento empresarial de campanhas eleitorais na gaveta , o juiz do Supremo Tribunal Federal - STF - Gilmar Mendes foi derrotado em processo que moveu contra o jornalista Rubens Valente por conta do livro Operação Banqueiro, em que trata das relações do magistrado com o banqueiro e empresário Daniel Dantas(escândalos Banco Opportunity e Valerioduto-Mensalão).

O juiz Gilmar processou Valente e a editora Geração Editorial, três meses depois que o livro começou a ser comercializado, abril do último ano. Na ação, o ministro solicitava indenização de R$ 200 mil por danos morais. O pedido não foi acatado pela Justiça do Distrito Federal. Em decisão divulgada na quinta-feira, 7, o juiz Valter André de Lima Bueno Araújo, da 15ª Vara Cível do judiciário da capital federal, considerou que Operação Banqueiro não apresenta conteúdo que justifique a punição financeira por parte do escritor e da empresa responsável pela edição e comercialização.

“Em síntese, não foi demonstrada a divulgação de informação falsa ou o intuito difamatório nos trechos relacionados na inicial [ação], não sendo o caso, portanto, de acolher a pretensão do autor [Gilmar Mendes]”, afirmou Bueno Araújo em sua argumentação. Apesar da decisão judicial divulgada nesta semana, a defesa do ministro do STF já anunciou que seguirá em busca de indenização por causa de “danos causados à imagem”, disse o advogado Rodrigo Mudrovitsch em contato com o jornal.

Ofendido que não quis falar?

Depois de Gilmar Mendes ter recorrido à Justiça para pedir, além da indenização por danos morais, que a Geração Editorial inserisse o que viria a ser a decisão em futuras edições do Operação Banqueiro e em revista de grande circulação, Rubens Valente se posicionou publicamente. O jornalista afirmou que tentou em vão diversos contatos com o ministro durante o tempo em que trabalhou na produção do livro.

Para o jornalista, a atitude do ministro representou “clara tentativa de alteração do conteúdo de uma obra que foi publicada de acordo com as leis em vigor”. “Simplesmente exerci o meu ofício de jornalista e o meu direito de cidadão de fazer um retrato de determinada realidade, tendo por base inúmeros documentos e entrevistas, incluindo declarações públicas do próprio ministro”, comentou Valente em texto publicado em abril de 2014.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Zulcy Borges - editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 13/05/2015
Reeditado em 28/05/2015
Código do texto: T5240217
Classificação de conteúdo: seguro