VINTE E UM DE ABRIL

Vinte e um de Abril, acontecem os seguintes fatos históricos a saber:

Em 1792 ano histórica no Brasil, por muitos acontecimentos registrados, inaugurado por Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de Tiradentes pelo exercício de sua profissão de dentista, aprendida com seu tio e padrinho Sebastião Ferreira Leitão, que era cirurgião dentista. Com os conhecimentos que adquirira no trabalho de mineração, tornou-se técnico em reconhecimento de terrenos e na exploração dos seus recursos. Mas fora também militar, foi nomeado comandante do destacamento dos Dragões na patrulha do "Caminho Novo", estrada que servia como rota de escoamento da produção mineradora da capitania mineira ao porto Rio de Janeiro. Mas não passou do posto de Alferes. Por fim um ativista político que atuou nos domínios portugueses no continente americano (Brasil colonial, 1530-1815), mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro, cuja militância o levara a pena capital. Nesta época com a queda na receita devido à escassez na exploração do ouro no Brasil Colônia aplicava-se a derrama, um dispositivo fiscal aplicado em Minas Gerais a fim de assegurar o teto de cem arrobas anuais na arrecadação do quinto imposto devido a Portugal de vinte por cento, popularmente chamado de quinto, que viera a ser expressão pejorativa de “o quinto dos infernos”. Começou a pregar em Vila Rica e arredores, a favor da independência daquela capitania. Comungando com os ideais de da Revolução Francesa, que seus conterrâneos traziam da França por ocasião de seus estudos na Sorbonne. Nas noites em Vila Rica a passeata em coro entoava um viva à Republica até que Joaquim Silvério dos Reis o delatasse à Coroa os ideais de Tiradentes pedindo em contra partida o perdão de sua dívida para com a Real Fazenda. Porem a Coroa suspendera a derrama esvaziando o movimento reivindicatório e processa Joaquim José da Silva Xavier, condenando-o a forca em praça publica no Rio de Janeiro, após dezoito horas de oratória justificando a sua morte por “Lesa-majestade quer dizer traição cometida contra a pessoa do Rei, ou seu Real Estado, por ser tão grave e abominável crime”.

Em 1898 - O presidente dos Estados Unidos William MacKinley declara a guerra contra a Espanha.

Em 1914 - Veracruz (México) é ocupada por tropas dos Estados Unidos, a partir da ordem do presidente Thomas Woodrow Wilson durante o período expansionista norte-americano na zona do Caribe.

Em 1918 - Primeira Guerra Mundial: o piloto canadense Roy Brown derruba o avião do barão Richthofen, o piloto mais popular alemão, conhecido como "o barão vermelho" por já ter derrubado 80 aviões inimigos.

Em 1926 - Nasce Isabel II, rainha da Inglaterra.

Em 1927 - Mussolini promulga a Carta do Trabalho, que transforma a Itália em um Estado corporativo.

Em 1945 - Segunda Guerra Mundial: a artilharia soviética bombardeia Berlim.

Em 1946 - Morre John Maynard Keynes, economista britânico.

Em 1948 - Morre Carlos López Buchardo, compositor argentino.

Em 1955, é inaugurada a Nova Capital do Brasil, denominada de Brasília, uma obra monumental realizada em cinco anos no governo de Juscelino Kubistchek de Oliveira, Mineiro de Diamantina, médico, político, Prefeito de Belo Horizonte, Governador de Minas Gerias e Presidente da República. Nesta data o Brasil elege, depois da Ditadura Militar pelo golpe de 31 de Março de 1964, até as eleições Diretas em 1985, seu Presidente Tancredo de Almeida Neves, Mineiro de São João Del Rei, que não chega a tomar posse em face de sua doença que o levou a óbito nesta data.

Chico Luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 22/04/2015
Código do texto: T5216121
Classificação de conteúdo: seguro