O que ensinamos e como ensinamos?

Num clima de TROCA de experiências transcorreu todo o treinamento dado pelo OBJETIVO.

Logo, uma professora apresentou uma dificuldade "como lidar com os pais que aprenderam da forma tradicional e que ficam angustiados com a nova forma de aprendizado de seus filhos?"

A Vanessa logo apresentou uma solução realizada por uma professora do sistema OBJETIVO. Os pais dos alunos exigiam que a professora "ensinasse seus filhos a armarem as continhas do jeito CERTO", a professora então mostrou que alguns alunos já faziam de cabeça e sem qualquer sistematização do problema já apresentavam a solução correta. Mas só isso não acalmou os ânimos. Então a professora pediu licença e foi até a sala e pegou um material xerocado de uma atividade e distribuiu entre os pais para que eles resolvessem, após a atividade eles perceberam que os seus filhos haviam desenvolvido um jeito diferente para solucionar os problemas e com isso perceberam que mais que matemática aquela professora estava ensinando seus alunos a buscarem seus próprios caminhos, suas próprias soluções para os diferentes problemas da vida, nada no mundo apresentará apenas uma solução, mas a lição mais importante é que tudo tem solução, mesmo que uma seja diferente da outra.

Trabalhar conteúdos como crescente e decrescente usando os animais, os objetos da sala, e por fim, os números, pois o desenvolvimento do conceito, o entendimento da ideia é o que torna significativo o aprendizado.

No conceito de par e impar uma das professoras trabalhou os números das casas de um condomínio, fotografou-as e as apresentou a sala. Quando interrogou um aluno sobre "o que é par?" Ele respondeu: "_ É quando uma coisa faz par com o outro." E pegou um lápis do colega e colocou junto ao seu. "Dois é par, professora."

A professora lançou um desafio, ela queria saber se a casa dela que tinha o número 96 era par. Um aluno logo respondeu e lançou uma nova ideia para a sala.

"_ Minha mãe me contou que quando um número é muito grande para saber se ele é par ou impar, é só olhar o ultimo número, sua casa é par, porque o ultimo número é 6, e seis faz parzinho."

Foram sugeridas brincadeiras como: juntar os tênis; liberação para ir ao banheiro; material escolar; e o próprio ambiente onde as crianças ficam em suas casas; o número de cadeiras envolta da mesa; quantas camas há no quarto;...

As experiências vão enriquecendo nossas aulas.