# Kalúnia 97 # Que tal acabar com a propaganda eleitoral

Um jornal de boatos confirmados

- Afinal um político apresentou um projeto que preste, o ex-governador, ministro e senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que também é ex-reitor e escritor, apresentou projeto no Senado pelo fim da propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

Para Buarque a redução dos custos de campanha que traria a medida proporcionará maior igualdade entre os partidos e candidatos concorrentes durante as eleições.

Ele diz que o marketing utilizado na propaganda eleitoral veiculada no rádio e na televisão estimula os candidatos a apresentarem cenários que, muitas vezes, não correspondem à realidade socioeconômica vivida pela sociedade, passíveis de contribuir para distorções e manipulações do processo eleitoral.

Além disso, a campanha das ruas perdeu seu espaço: “é preciso estimular os partidos e candidatos a voltarem às ruas para um contato maior com a população, o que está deixando de ocorrer em face do excesso de ‘marketagem’ promovido pela propaganda no rádio e na televisão. "Já os debates televisivos, segundo o projeto, não devem acabar", afirma Cristovam.

Para o senador, não haverá grande perda de espaço para o debate político, pois, além do contato nos comícios e nas ruas, a internet continuará com o seu papel fundamental de informar: “Hoje boa parte do debate político é travado por intermédio das redes sociais”, conclui o senador. Ainda conforme o projeto, os partidos permanecerão com direito ao acesso gratuito ao rádio e à televisão em período não-eleitoral, para apresentar seus programas partidários, conforme determina a Constituição Federal.

O problema agora é o Renan deixar.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

A bruxa está solta - passaralho corre na TV Bandeirantes

depois do jornal Estado de São Paulo

- Depois do jornal Estado de São Paulo demitir este mês vários jornalistas foi a vez da TV Bandeirantes. A Band demitiu 20 profissionais que atuavam nos estúdios do Rio de Janeiro. Os cortes foram feitos na segunda-feira, 6, com o encerramento da versão local do programa ‘Jogo Aberto’. A partir de agora, no horário da atração, a programação carioca da emissora passa a retransmitir a versão paulista do programa.

Entre os demitidos está o repórter Rui Guilherme, que tinha quatro anos de casa, e os comentaristas Djalminha, Pedrinho e Branco. Além disso, foram dispensados cinco câmeras, editores e integrantes da equipe técnica, que colaboravam com a produção do programa esportivo.

O canal também deixou de produzir a atração ‘Os Donos da Bola’. O programa continua sendo transmitido pela emissora de segunda à sexta, mas desta vez em horário comprado pela equipe do locutor esportivo Edilson Silva.

Com as demissões, a Band Rio passa a contar com apenas três repórteres no esporte: Roberta Barroso, Lucas Cappatto e Sandro Gama, que deixa o comando do programa ‘Os Donos da Bola’. Agora, o canal local conta com apenas um programa produzido pela casa, o ‘Jornal do Rio’.

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Zulcy Borges e editor e jornaista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 10/04/2015
Reeditado em 25/06/2015
Código do texto: T5201663
Classificação de conteúdo: seguro