O  SIGNIFICADO  DA  PÁSCOA


 
É a comemoração ou celebração mais importante da IGREJA CRISTÃ. Predomina tudo, sobre a Páscoa, os fiéis da Igreja Católica Aposólica Romana. Ela enaltece ricamente,  o final da passagem de Cristo nos seus últimos dias de peregrinação na Terra e a sua RESSURREIÇÃO. PÁSCOA significa passagem. Antes do domingo da Páscoa sucedem muitas liturgias, onde através de réplicas e evangelizações, a igreja anuncia a morte de Jesus. Este período no término da quaresma, logo após o calendário das festas carnavalescas, mais precisamente, conhecida como quarta-feira de cinzas, inicia-se os quarenta dias, de plena reflexão pelos cristãos (principalmente pelos católicos praticantes), onde anualmente é lançado um tema da quaresma, chamado CAMAPANHA DA FRATERNIDADE e, sobre ele, dissertado as suas estratégias e objetivos, sempre de auxílio comunitário e social. O término se dá na última semana, denominada SEMANA SANTA, culminando com o dia maior, SEXTA-FEIRA SANTA, o dia exato da morte do Senhor Jesus Cristo e em seguida O DIA DA RESSURREIÇÃO que é o DOMINGO DE PÁSCOA. 
Foi o "Concílio de Niceia", no ano de 325, que instituiu o DIA DA PÁSCOA, através de um decreto lei, devendo ser clebrada, no domingo, logo após da lua cheia do equinócio, que ocorre no início da primavera no hemisfério Norte. A Páscoa é uma festa móvel, isto é, nunca ocorre numa mesma data do ano, geralmente comemorada entre os dias 22 de março a 25 de abril. A Páscoa é comemorada em diversoso países: Itália com o nome de "Pasqua", na França, "Pâques", na Espanha de "Pascua".
É uma antiga festa comemorada pelos judeus, que celebram a libertação do povo hebreu, do cativeiro do Egito. Estas festividades tinha início no dia 14 do mês lunar de Nisan e sempre no período da tarde.
O símbolo da Páscoa mais conhecido é o COELHO, que simboliza a FERTILIDADE. Isto devido durante os antigos tempos, quando no hemisfério Norte, a celebração era no final do inverno e o início da primavera, quando os animais surgiam nos campos com os seus filhotes, o período exato da sua fertilidade. Simbolizando o "COMEÇO DA VIDA" o OVO também é um forte símbolo da páscoa, o tradiconal presente OVO DE PÁSCOA. Muitos povos antigos presenteavam os amigos com "ovos" desejando-lhes uma boa passagem para uma vida feliz.
A Páscoa também tem outros significados, cada um com o seu procedimento e objetivos como: jejuar (ficar sem se alimentar desde o dia anterior), comer peixes (significa "vida" e também muitos dos apóstolos de Cristo eram pescadores), urupena ( na língua indígena significa "peneira") e outros mais...
Sobretudo a PÁSCOA, é uma grande festa, objetivando confraternização, fé habitada em cada coração cristão, libertação, perdão... e o principal UNIÃO DOS POVOS e FAMÍLIA!

 

 
Autor:Rodolfo Antonio de Gaspari-Roangas-
Fonte:-Diverso Universo de Crônicas-
Fotos:Divulgação
Música de Fundo: Luana-Autor:Roangas-

 

 
**MOAI**... também conhecida como "CABEÇAS DA ILHA DE PÁSCOA"... Veja mais... clicando no LINK ABAIXO:
http://amagiadeletraseletras.comunidades.net/index.php?pagina=1075899692

 
roangas
Enviado por roangas em 03/04/2015
Reeditado em 04/04/2015
Código do texto: T5194070
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.