"RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS" por GÉSNER LAS CASAS = ESQUIZOFRENIA e ARTE =

“PINTURAS DE VAN GOGH ESTÃO PERDENDO AS CORES”

= Por Charles Nisz = Posts / Por Charles Nisz | Vi na Internet – terça-feira, 17 de março de 2015-<Você já viu de perto um quadro do pintor holandês Vincent van Gogh? Se não viu, é melhor se apressar. Caso você demore muito, é capaz de encontrar os quadros com as cores desbotadas. Especialistas em arte estão percebendo a ocorrência de um fenômeno nas obras do holandês: elas estão ficando embranquecidas com o passar do tempo. Segundo um estudo da Universidade de Antuérpia, Bélgica, uma amostra do quadro Campo de trigo verde com ciprestes, pintado em 1889, tinha a presença do mineral plumbonacrite, 3&#8201;PbCO3&#8901; Pb-OH-2&#8901;PbO; na tinta usada por van Gogh. Originalmente vermelho esse mineral vai perdendo a sua cor até ficar totalmente branco, informa a Época Negócios. Mesmo sendo rara, a substância era usada na fabricação de tintas sintéticas. Van Gogh era fã do pigmento, por proporcionar cores mais vivas, uma das marcas das suas pinturas pós-impressionistas. Até 1867, os produtores vendiam apenas as bases dos corantes e os pintores faziam suas próprias misturas. Naquele ano, apareceram no mercado as primeiras tintas prontas. A produção de tinta em larga escala facilitou o trabalho dos pintores, mas trouxe problemas. Um deles foi à mistura de impurezas nos pigmentos. Os vermelhos usados por van Gogh sofreram com essa alteração. Agora, os pesquisadores belgas querem descobrir como neutralizar a ação do tempo sobre o plumbonacrite. Em todo caso, é melhor ir ver os quadros de van Gogh, não acha? Siga-me no Twitter: @charlesnisz->NOSSA OPINIÃO: LOGO APÓS A CRIAÇÃO DO “MASP”, SEU CRIADOR O JORNALISTA FRANCISCO ASSIS CHATOUBRIANT DE MELLO, ADQUIRIU EXEMPLARES DE PINTURAS DE VÁRIOS ARTISTAS MUNDIAIS. AO QUE CONSTA, TERIA ADQUIRIDO EXMPLARES DE VINCENT VAN GOGH A PREÇO DE OPORTUNIDADE E, NUNCA OS PAGOU. VISITE O MUSEO DE ARTE MODERNA QUE ABRIGA AS PINTURAS DE VINCENT VAN GOGH EM SÃO PAULO.

AS PINTURAS ESTÃO DESBOTANDO PELO PASSAR DO TEMPO E FALTA DE ABRIGO DA LUZ E UMIDADE, ALÉM DE UM COMPOSTO QUÍMICO ANTIGO COMO PARTE DE SUA FÓRMULA INICIAL.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ESCRITOR & JORNALISTA

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 23/03/2015
Código do texto: T5180040
Classificação de conteúdo: seguro