Travessura de Criança
Em uma galha de goiabeira estavam três crianças, e debaixo da galha havia duas crianças pequeninas. Qual foi o susto que tiveram quando a galha se rompeu, com o peso daqueles meninos. Caíram em cima dos pequenos, e o dedinho da mão do menor ficou inchado.
Para não sofrerem castigo dos pais, pegaram o coitado e ficaram mimando o pequeno o dia inteiro. Quando este já tinha melhorado, os três lembraram do pé de goiaba, cuja galha era enorme. Pegaram uns pedaços de corda, tentaram fixar a galha quebrada juntamente com a árvore. Pois sabiam com certeza que a surra viria e como doía.
Com grande esforço a galha foi amarrada e a ponta ficou amparada em cima de uma laranjeira. O quintal era grande e o pai não costumava ir lá todo dia. Passado algum tempo, o pai reuniu as crianças, as levou até o local e perguntou quem tinha feito aquilo. Ficou sem resposta. Então veio a explicação:
_ Vocês não sabem que a galha não iria ter mais vida? Não haverá punição porque tiveram um trabalhão para corrigir o erro. Então fique esta lição, não há crime perfeito.
Os garotos sorridentes aprenderam a lição, e quando iam subir em árvores, cada qual em uma galha para não haver peso exagerado, não estragar a planta e ninguém sair machucado.