Quanto Vale Seu Sorriso?

Um rapaz franzino, de roupas rasgadas perdido do destino ficando para trás em meio a uma praça. A todos que passam e possível ver os olhares de desprezo e nojo que o pobre sempre a de receber.

Mas nunca a vi alguém tão louco quanto o rapaz na praça, sempre fica a protestar. Sobe no cavalo e na corcunda do pobre Don Quixote com seu papelote ele grita para ate quem não quer escutar:

- QUANTO VALE SEU SORRISO? SEU SORRISO QUANTO VALE?

Sempre sorrindo nunca pede dinheiro, come lixo e vive do pior jeito que existe, entretanto nunca eu o vi ligar para cara feia das pessoas.

Ao invés disso retribui com um sorriso e sempre foi assim. Todo dia passo por ele e sempre levo dois sanduíches um quando chego e outro quando me vou. Não tenho medo dele. Apesar das outras baias sempre ficar de murmúrios como "louco", "imundo" e "tenho medo dele", quando ele começa a gritar.

E sempre que estava pra baixo sabia que quando passasse por ele meu dia iria mudar, pois não importava sua condição ele estava sempre sorrindo e seu sorriso era o que fazia meu dia feliz sempre que eu chegasse e sempre que eu fosse embora.

Já se faz três dias que eu não o vejo. E o senhor da barraca de balas me chamou quando passei procurando pelo pobre rapaz.

- Eu sei quem esta procurando.

- E o senhor o viu?

- Sinto muito menina mais dizem que ele foi encontrado morto e foi levado embora. Quem o viu pela ultima vez disse que foi uma cena horrível.

- Mais o que houve?

- Os meninos o puseram fogo, dizem que ele nada fez nem reagiu ele simplesmente sentou e sorriu.

Fiquei muito chocada com a noticia. Conversei com o senhor por muitas horas e ele me contou que o pobre rapaz era muito rico e viveu toda sua vida sem saber o que era a felicidade então tudo foi tirado dele da noite para o dia. E ele veio parar aqui. E desde então ele sempre contava que aqui encontrou a felicidade ao pobre senhor. E eu perguntei por que ele havia encontrado tal felicidade ali. O senhor com essas palavra me contou:

- Em toda sua vida ele procurou por um sorriso verdadeiro um que ele pudesse acordar e tomar café depois de vê-lo, um que ele pudesse ver e depois ir dormir e sonha com ele. E toda sua vida as pessoas sorriram para o seu bolso e não para ele até você aparecer. Depois de ver seu sorriso ele tomava café com o lanche que você trazia e quando a senhora ia embora ele esperava a senhora virar a esquina e dormia. A senhora o fez uma pessoa feliz, pois mesmo sem conhecê-lo a senhora sorriu para ele.

Derramar-me em lagrimas não era bem como queria ir para casa. Na vida nunca sabemos o que pode acontecer ou o que nos esperava a dois passos ou mais de um lugar que você passe todos os dias e agora eu teria motivos para sorrir todos os dias, porém uma coisa eu sabia, um sorriso vale muito menos do que podemos imaginar, então nunca mais economizaria o meu. Eu descobri algo que jamais pensei que fosse possível descobrir de alguém que eu jamais pensei que me ensinaria alguma coisa. E me sentir no dever de passar aquilo adiante. Então fui ate o monumento do meio da praça. E muita gente começou a parar afinal uma mulher subindo em um monumento do nada de saia. Foi difícil e quando cheguei lá em cima montei na corcunda do senhor Dom Quixote e gritei aos quatro ventos:

- QUANTO VALE SEU SORRISO? SEU SORRISO QUANTO VALE?

Dan Mágno
Enviado por Dan Mágno em 13/03/2015
Código do texto: T5168622
Classificação de conteúdo: seguro