* Momento Itajubense * Unifei proíbe trote e continua sem comida / Campeão paulista de futebol joga com Seleção de Itajubá como parte da programação de aniversário da cidade

A notícia do momento

- Boletim noticioso do futuro jornal de Itajubá -

A diretoria da Universidade Federal de Itajubá - Unifei - decidiu proibir os trotes tanto internos quanto externos de alunos da instituição, conforme nota abaixo, divulgada em seu portal:

"Todo trote começa como forma de brincadeira, mas que pode fugir do controle e chegar a atos de violência, constrangimento, humilhações ou coação aos ingressantes.

Caso ocorram quaisquer atos, interna ou externamente ao campus, envolvendo nossos alunos, a Universidade intercederá responsabilizando os envolvidos, acadêmica ou criminalmente."

........................................................................................

- O Ituano Futebol Clube, campeão paulista de futebol da Série A, de 2014, jogará com a Seleção de Itajubá, no Estádio do Yuracán, bairro São Vicente (do Mercado), às 10hs, do dia 19 de março, como parte das comemorações dos 196 anos de vida do município.

Veja programação completa no final deste boletm.

........................................................................................

Cadê o rango

- O bandejão do campus de Itajubá, da Unifei, continua fechado desde dezembro e os estudantes reclamam que pagam até o dobro pela comida fora da universidade.

O restaurante era terceirizado e servia, segundo a direção da Unifei, cerca de 300 refeições por dia; o quilo a R$ 15,50 e marmitex a R$ 8,50. A lanchonete, fora da Unifei, da mesma empresa concessionária também foi fechada.

A estudante de pós-graduação Samanta Borges Pereira desabafou. “Antes eu gastava R$ 4 ou no máximo R$ 5 por dia para almoçar. Ontem eu gastei R$ 13 e hoje encontrei um mais em conta, que saiu por R$ 8, mas mesmo assim é o dobro do que eu costumava gastar”.

Falta licitação

O diretor de assistência estudantil da universidade, Rafael Capaz, diz que não houve tempo de licitar uma nova empresa. “Foi uma questão operacional, já que a empresa não usava o modelo adequado ao que a universidade quer.”

Prefeitura divulga a programação de eventos em comemoração ao 196º aniversário de Itajubá

--------------------------------------------------------------------------------

- Itajubá completa 196 anos e festividades já começam no domingo -

A Prefeitura de Itajubá divulgou a seguinte programação em comemoração ao 196º aniversário de Itajubá:

As festividades começarão no dia 15 de março, próximo domingo, com a realização do 1º Mantiqueira Adventure, com competições nas modalidades Trekking, Bike, Moto, Cavalo e Jipe. A concentração será no Parque de Exposições Aureliano Chaves (Av. Presidente Tancredo de Almeida Neves, 02, bairro São Judas Tadeu), com abertura dos portões às 7h30. As largadas serão separadas por categorias, a partir das 9h30. Também no dia 15 haverá um Culto Evangélico, na Igreja Assembléia de Deus (Rua Miguel Braga, Boa Vista), às 19h15.

No dia 17 de março, haverá soltura de peixes em comemoração ao Dia Mundial da Água e ao Dia do Rio Sapucaí. O evento contará com a participação dos alunos das escolas municipais, aos fundos do Parque de Exposições Aureliano Chaves e na foz do Ribeirão Piranguçu, no bairro Açude, das 8 horas às 12 horas.

Na quarta-feira, dia 18, acontecerá uma roda de capoeira com integrantes do Projeto Ginga da Cidadania, no auditório da Escola Estadual Cel. Carneiro Jr. (Rua Dr. João de Azevedo, 433, Centro), às 19 horas.

Inaugurações marcam o dia 19 de março

Quinta-feira: hasteamento das bandeiras e solenidade em comemoração dos 196 anos, no Centro Administrativo Presidente Tancredo Neves, às 8hs da manhã, com apresentação do Coral Municipal de Itajubá. Das 10 horas às 18 horas, as crianças, poderão se divertir em brinquedos infláveis e gincanas na rua de lazer, que será instalada na avenida dos Ferroviários, ao lado da Rodoviária, bairro Morro Chique.

Inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Ailema Spolzino Gama, na avenida Capitão Gomes, 18, bairro Varginha, às 10 horas.

Inauguração do serviço de Saúde - SAMU Itajubá, na rua Domingos Lamoglia, s/n, no bairro Santos Dumont.

Futebol de campo entre Ituano Futebol Clube e Seleção de Itajubá, no campo do Estádio do Yuracán, às 10 horas, e Missa Solene pelo 196º Aniversário de Itajubá, na Matriz Nossa Senhora da Soledade, às 19h30.

Sexta-feira, 20 de março, inauguração da Sede do Controle Social de Saúde Pública, na avenida João Antônio Pereira, 199, Varginha, às 11 horas, e a lançamento do Guia Turístico de Itajubá, , às 20 horas, no Museu Wenceslau Braz, ao lado da Rodoviário, bairro Morro Chique.

Sábado, 21 de março, Circuito Sul Mineiro de Corrida de rua SESI, na avenida dos Ferroviários, em frente ao SESI, com largada às 8 horas. No local também haverá o Sacode a Praça no SESI, das 8 às 16 horas.

Mais:

- 1º Encontro de Aeromodelismo de Itajubá, na pista de aeromodelismo, localizada acima do Centro Administrativo, bairro Estiva, das 14 às 18 horas.

- 1º Encontro de Corais, praça Getúlio Vargas, em frente à Escola Estadual Cel. Carneiro Jr., às 18 horas, e com a 4ª Roda da Amizade, com a Associação de Capoeira Berimbau de Ouro, também às 18 horas, no Calçadão da cidade.

No dia 26 de março, sábado, será a vez da Feira Agroecológica e Cultural de Itajubá (FACI), na praça Jornalista Sebastião Inocêncio (Pracinha do BPS), das 8 às 12 horas. E no dia 28, domingo, acontecerá a Hora do Planeta, das 20h30 às 21h30, no Museu Wenceslau Braz e na Câmara Municipal de Itajubá. Neste mesmo dia e também e no dia 29 será acontece o Festival Mineiro da Juventude de Xadrez Clássico, no Curso G9. No sábado, será das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, e no domingo, das 8 às 12 horas.

O mês de eventos comemorativos do aniversário de Itajubá será fechado com a tradicional Corrida de São José, que chega à sua 21ª edição. A largada será na praça jornalista Sebastião Inocêncio, bairro BPS, às 8h30.

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Zulcy Borges e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 13/03/2015
Reeditado em 13/03/2015
Código do texto: T5168299
Classificação de conteúdo: seguro