Artigo científico e relatório
Conhecer os gêneros artigo científico e relatório.
 Compreender os principais elementos de composição destes
gêneros textuais.
Sobre os gêneros
técnicos, científicos
e acadêmicos
Estrutura
O artigo científi co tem uma estrutura bastante variável, visto que ela muda de acordo
com o veículo em que ele for publicado. Mas, em linhas gerais, ele pode apresentar
a mesma estrutura detalhada dos demais gêneros de natureza técnica, científi ca e
acadêmica como você pode perceber a seguir:
Elementos pré-textuais
São os elementos que compõem a apresentação geral do artigo:
 cabeçalho: título e subtítulo do trabalho;
 autor(es);
 credenciais do(s) autor(s);
 local de atividades desses autores.
Veja, no exemplo 3, o modelo de cabeçalho da revista Holos, a revista eletrônica do IFRN.
Conteúdo de um artigo científi co
O conteúdo de um artigo científi co pode abranger os mais variados assuntos, das mais
variadas áreas. Em geral, apresenta abordagens novas, atuais, diferentes sobre o tema
em estudo. Assim, ele pode tratar de:
 Estudo pessoal, descoberta, ou enfoque contrário ao já estabelecido para um
determinado assunto.
 Soluções para questões controvertidas.
 Aspectos levantados em alguma pesquisa.
Da mesma forma que qualquer outro texto de caráter técnico, científi co ou acadêmico,
um artigo científi co deve apresentar uma linguagem clara, concisa, objetiva. O autor deve primar pelo uso de uma linguagem correta e simples. Adjetivos supérfl uos, rodeios,
repetições ou explicações desnecessárias devem ser evitados, assim como um texto
excessivamente fragmentado.
Bem, paramos por aqui a nossa discussão sobre artigos científi cos, mas esta aula
ainda não terminou. Você vai estudar, como último assunto, a forma e a organização
dos relatórios.
Relatórios
Existem inúmeros tipos de relatórios, dependendo da situação, relatórios de visitas
técnicas, por exemplo, são elaborados por um técnico após visita a um determinado
local, para inspeção, ou análise de algum dado, por exemplo. Odacir Beltrão (1998)
enumera, entre outros, os seguintes tipos de relatórios:
Relatório de gestão anual
Elaborados anualmente (em geral, um ano civil, fi scal, fi nanceiro) nas
empresas, é exigido por lei ou estatuto, sendo destinado aos sócios
acionistas ou à população (no caso das empresas estatais).
Relatório de inquérito (policial, administrativo etc.)
Elaborado, eventualmente, para fi ns de investigação, de estudo de normas
de procedimento, de relato, de visita.
Relatório parcial
Elaboração para abranger uma fração de exercício ou de gestão (mensal,
trimestral, semestral).
Relatório de rotina
Elaborado em função da rotina de trabalho de gerência, chefi a e equivalentes.
Relatório de pesquisa
Elaborado por profi ssional técnico ou científi co, ao fi nal da pesquisa (seja
ela bibliográfi ca, de laboratório, campo, gabinete etc.).
Relatório científi co
Elaborado por pesquisadores, em função de atividades acadêmicas ou para
divulgação em revistas científi cas.
Relatório de estágio
E há, por fi m, um que talvez diga mais respeito à sua situação de aluno: nele
você irá demonstrar o desenvolvimento de seu estágio em uma determinada
empresa ou instituição.15
Leitura e Produção de Textos A10
De um modo geral, podemos dizer que todos os tipos de relatório são escritos com os
objetivos de:
 divulgar os dados técnicos obtidos e analisados;
 registrá-los em caráter permanente.
Fases de elaboração de um relatório
Geralmente a elaboração do relatório passa pelas seguintes fases:
a) Plano inicial: determinação da intenção do relatório, o que signifi ca a
determinação do tipo de relatório a ser elaborado, preparação do relatório
e do programa de seu desenvolvimento.
b) Coleta e organização do material: durante a execução do trabalho, é
feita a coleta, a ordenação e o armazenamento do material necessário
ao desenvolvimento do relatório.
c) Redação: um relatório é sempre escrito após uma determinada experiência,
o que implica que ele se debruça sobre um determinado local, aspecto,
sobre uma determinada pesquisa etc. Trata, portanto, de algo que já
ocorreu, por isso, a redação poderá utilizar verbos no pretérito.
Recomenda-se sempre, após a redação, uma revisão crítica do relatório, considerandose
os seguintes aspectos: redação (conteúdo e estilo), sequência das informações,
apresentação gráfi ca e física. Só então ele estará pronto para ser entregue.
Estrutura do relatório técnico-científi co
Os relatórios técnico-científi cos constituem-se dos seguintes elementos:
Capa
 nome da organização responsável, com subordinação até o nível da autoria;
 título; 16
Leitura e Produção de Textos A10
 subtítulo, se houver;
 local;
 ano de publicação, em algarismo arábico.
http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_amb_saude_seguranca/tec_seguranca/portugues/301012_leit_p_text_a10.pdf