Gestão empresarial sustentável e valores agregados
Nunca se falou tanto em sustentabilidade como na última década. Aos poucos esse conceito ganhou abrangência e se solidificou. Mas como incentivar a adesão a esse estilo de vida numa cultura proeminentemente marcada pelo exagero, desperdício e o famoso 'jeitinho brasileiro'?
O ser humano se utiliza de diversas faculdades da mente para abranger pela cognição novos conhecimentos. A despeito disso temos diversos estudos e teorias que se validaram ou refutaram ao longo dos séculos. Uma delas propõe que somos seres imitadores e aprendemos muito do que observamos de nossos iguais.
Nesta linha de pensamento, podemos então concluir que uma empresa responsável, que dentro de seus objetivos almeja crescimento sustentável e para isso executa medidas efetivas de preservação ambiental está ensinando de incentivando de certa forma outras pessoas e empresas a seguirem pelo mesmo caminho.
É preciso assumir que não podemos delegar essa incumbência somente às esferas governamentais, considerando-se que são reflexo cultural de uma nação despreparada, que sofre da falta de planejamento e que ascendeu sem qualquer base sustentável.
Refletir, e principalmente, agir em prol de um planeta mais limpo, eficaz e assertivo gera uma reação em cadeia em que as pessoas vão se contagiando da mesma consciência. Por conseguinte podemos prever benefícios ambientais, sociais além de se tornar referência solidificando cada vez mais sua marca.
O papel das empresas nesse sentido é vital. Seja lançando tendências, modelando diretrizes comportamentais ou promovendo medidas diretas, a gestão socioambiental demonstra acima de tudo, a capacidade de agregar valor à esta instituição.