Planejamento de ensino: peculiaridades significativas

Orlando S. de Oliveira Filho

Planejamento de ensino: peculiaridades significativas

Organizar e agir, pensar e fazer, estabelecer e cumprir, são algumas ações se encaixam perfeitamente quando há um foco a ser conquistado. O caminho desse processo requer que o profissional invista em um planejamento estratégico. Uma ferramenta na qual nos dá base para poder explorar o melhor de cada processo e entender qual o porque de fazer aquela ação daquele modo. O “Planejar, então, é a previsão sobre o que irá acontecer, é um processo de reflexão sobre a prática docente, sobre seus objetivos, sobre o que está acontecendo, sobre o que aconteceu.”

Quando observa-se o poder de influência, o desenvolvimento dos processos não podem ser algo trivial. Há o início, o meio e a essência em ver os resultados no fim no processo da educação.

“O planejamento é um processo que exige organização, sistematização, previsão, decisão e outro aspectos na pretensão de garantir a eficiência e eficácia de uma ação, quer seja em um nível micro, quer seja no nível macro. [...] Do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político-pedagógico porque revela intenções e a intencionalidade, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir.”

O planejamento no âmbito de ensino superior requer exigências significativas e objetivos focados no aprendizado. Não é de forma trivial que se desenvolve um plano de aula. É necessário visualizar qual o impacto do que será apresentado em sala-de-aula e como atingirá público-alvo em curto e longo prazo. O planejamento requer dedicação e uma programação plausível compatível com o foco da linhagem da abordagem utilizada no decorrer do processo de educação do ensino superior visando a absorção e a aplicação do conhecimento.

“Assim considerado, arrisca-se afirmar que o planejamento do ensino significa, sobretudo, pensar a ação docente refletindo sobre os objetivos, os conteúdos, os procedimentos metodológicos, a avaliação do aluno e do professor. O que diferencia é o tratamento que cada abordagem explica o processo a partir de vários fatores: o político, o técnico, o social, o cultural e o educacional.”

Em uma instituição de ensino superior, o projeto de ensino oficial sugere que seja explorada vertentes dentro do planejamento de ensino como: Ementa da disciplina, Objetivos, Conteúdos de ensino, Metodologia, Recursos de Ensino e Avaliação.

“É essencial enfatizar que o planejamento de ensino implica, especialmente, em uma ação refletida: o professor elaborando uma reflexão permanente de sua prática educativa.”