"Formação das Licenciaturas a partir de 2010"

"Formação das Licenciaturas a partir de 2010"

Orlando S. de Oliveira Filho

As mudanças surgem para desafiar nossa capacidade de adequação e adaptação. Na educação, esses fatores costumam ser mais difíceis por conta de uma histórica estrutura cultural. A formação das licenciaturas a partir de 2010 procura focar na cultura da pesquisa, isto é, trabalhar nos alunos a arte de explorar, descobrir, interligar e raciocinar criticamente sobre os temas investidos. Essa estrutura visa a evolução dos profissionais como qualidade de serviço e produto.

Atualmente dispomos de tecnologias várias que proporcionam conforto e qualidade nas trocas de informações. Essa realidade está a marcar presença na educação. A EAD, Educação a Distância, com base nessas novas tecnologias, apresenta uma estrutura digna que representa resultados positivos consideráveis. Todavia, ainda há resistência cultural da educação tradicional em relação às estruturas com bases tecnológicas. É desafiador adaptar uma realidade milenar à uma nova estrutura tecnológica, porém, acontece. O processo é lento e requer esforço em todas as áreas, principalmente a docente.

A EAD é apresentada como “a grande alternativa” devido portar uma amplitude dimensional fabulosa. Cursar uma academia de nível superior, por exemplo, com a presença de tutores, professores, coordenadores, material muito bem selecionado e desenhado, uma estrutura curricular completa, adquirir conhecimentos com os conteúdos e provar o aprendido em provas, eis a EAD. Algo um tanto que comum em relação aos cursos presenciais. Porém, o fato é, participar deste sistema de ensino sem precisar ir para uma faculdade constantemente, eis o diferencial. Utilizar de meios digitais para adquirir os conteúdos e desenvolvê-los. Isso reflete diretamente em adequação de tempo, flexibilidade de horários e qualidade.

O grande desafio para essa nova estrutura de educação é a cultura dos presentes desta era. Há a necessidade do foco como teor profissional para que a EAD seja sucesso. O desenvolvimento é pessoal e intransferível. Os professores, com essas novas possibilidades de educação, arcam com a nobre responsabilidade de se adaptarem a essa realidade a fim de transparecer segurança e qualidade aos discentes. O envolvimento com os alunos deve acontecer naturalmente. Contudo, nem sempre precisará ser presencial. Eis a vantagem da comodidade.

O futuro é representado pelo hoje e atua conforme escolhemos evoluir. A EAD se faz presente para facilitar, promover o conhecimento e a satisfação pessoal.