Educação Ambiental

O ser humano, está sempre em busca de novas conquistas e resultados que o transforma em um conquistador, são na verdade essas ações humanas que molda suas atitudes e seus hábitos, em sua maioria, causam impactos danosos ao meio ambiente, e a vida no planeta terra, a educação ambiental tem essa prerrogativa, utilizar os recursos da natureza, porém com responsabilidade.

A conquista e o desejo por lucros são algumas das razões que levam a humanidade a destruir o planeta, o tema aqui abordado vem sendo cada vez mais discutido por estudiosos da área ambiental e outros profissionais que ao longo dos anos tem percebido a necessidade de cuidar do planeta.

Quando se trata de educação muitos acreditam ser coisa de escola, e outros pensam ser responsabilidade da família, educação ambiental é, mais que simples forma de agir, é um contexto que além dos valores sociais, econômicos, familiares, engloba também a importância de cuidar da terra e tudo que nela existe, em especial a vida.

A família tem muito a ver com isso pois o amor é de origem familiar, a escola cuida da formação social do ser humano e é essa formação que abarca os cuidados para com o meio ambiente, para que as escolas consigam levar até a formação dos alunos a ela confiados é preciso que tenham profissionais que vejam o mundo de forma diferenciada, que acredite em um mundo harmônico onde os seres vivos possam existir utilizando do meio ambiente, mas de forma a respeitar cada espécie que nele habita.

As escolas tem a função de contribuir na formação das gerações futuras mas será que toda estrutura para construir uma nova geração é oferecida para essas escolas, que já são encarregados de tantas outras responsabilidades? É com essa questão obvia que precisamos olhar para o futuro dessa educação ambiental que tanto se diz.

Durante muitos anos pouco se importava com questões ambientais, a partir de 1970, o tema passou a ser difundido de forma mais relevante e muitos educadores iniciaram uma verdadeira batalha na defesa de ações voltadas para o meio ambiente, esses profissionais da educação tem feito a diferença e pregam em sala a necessidade dessa futura geração ser ligada a questões da preservação ao meio ambiente.

A preservação do meio ambiente está relacionada a formação educacional dos nossos alunos e devido a grande relevância do tema, se torna necessário o engajamento de toda sociedade, pais e responsáveis, professores, e membros religiosos, pois a luta por uma educação de qualidade passa por uma educação multidisciplinar.