Redação ENEM 2014 - Tema proposto: publicidade infantil em questão no Brasil.

O meio, a mensagem e a criança

Sabe-se que publicidade pressupõe exposição, imagem e lucro a custos alarmantes em um mundo, cada vez mais, consumidor. Nesse passo, a ganância dos fabricantes de produtos para o consumo infantil têm burlado a inocência, o discernimento e a ingenuidade de muitas crianças brasileiras.

Na pauta dos órgãos responsáveis pela proteção à criança e ao adolescente constam importantes medidas para limitar os abusos propagandistas. Entretanto, saltam aos olhos contínuas ofertas de produtos que exploram a ingenuidade dos pequenos e enchem os bolsos dos empresários à custas apelativas. Não obstante, o setor alimentício investe fundo em personagens infantis para atrair e associar diversão com alimentação e afetar, muitas vezes, a saúde da garotada.

Vê-se, assim, que não bastam resoluções, normais e intenções, faz-se necessário, indiscutivelmente, educar para proteger. Sabe-se, pois, que atualmente a criança convive cercada pela tecnologia e a informação, com isso, a atenção redobrada dos educadores à exposição consumidora é de extrema importância. Hoje, muitos países enfrentam com seriedade essa questão, na Europa, a proibição de propagandas em horários inoportunos e a utilização de desenhos animados na publicidade infantil são moderadas e controladas severamente em diversos lugares.

Enfim, o combate à publicidade infantil no Brasil deve atender as prerrogativas do direito e da educação. Vale lembrar que pais, entidades e educadores precisam encarar essa questão pelo viés da proteção e defesa da infância, para que a cultura do consumismo e do mercado capitalista não contamine a juventude brasileira.

FLÁVIO DE BARROS GOMES