A Favor ou Contra ?
A Redução da Maioridade Penal é um assunto que gera muita polêmica hoje em dia. A violência ea criminalidade estão aumentando a cada dia e isso é algo preocupante. Muitos dos crimes e assaltos que acontecem são causados por adolescentes. Há aqueles que são a favor e há outros que são contra essa redução.
A Maioridade Penal define a idade mínima de uma pessoa que se responsabiliza por seus atos e que já é consciente pelo que faz, sendo assim ela já pode ser presa. Há países como o Brasil por exemplo, onde as pessoas são consideradas maiores de idade, podendo ser presas aos dezoito anos. Mas também há aqueles como os Estados Unidos onde os jovens já podem ser presos aos dezesseis anos e dependendo do estado até mesmo aos quatorze anos. Isso varia de acordo com as leis de cada lugar. Diminuir a Maioridade Penal tem seu lado positivo mas também negativo. O sistema prisional brasileiro não suporta mais pessoas. O brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo e um sistema prisional superlotado com mais de 500 mil presos, isso só iria piorar mais a situação dos presídios os lotando mais ainda. a Redução da Maioridade Penal também infelizmente nao iria diminuir a violência. Porém uma pessoa com 15 ou 16 anos já tem consciência de seus atos, sendo assim ela já sabe o que deve e o que não deve fazer. Crimes cometidos por adolescentes com menos de 18 anos tem se tornado mais comum, e por saberem que eles não serão presos eles continuam tirando a vida de muitas pessoas. Isso deixa muitas pessoas revoltadas e descontentes com a situação que nós estamos hoje, essas pessoas pedem por justiça.
A violência está aumentando cada vez mais, muitos dos jovens considerados menores de idade são responsáveis por muitos dos crimes, assaltos e mortes. Alguns são a favor outros contra a redução da maioridade penal, mas todos querem justiça.
_____________________________________________________________
A Redação Dissertativa é um gênero textual com característica predominantemente dissertativa.
Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação sob a orientação do Prof. Esp. Flávio dos Santos.
De acordo com o minidicionário Escolar (2009, p.123) Dissertação é um escrito racional sobre uma ideia, redação.