Espelho, espelho meu, existe alguém mais preguiçoso do que eu?

Com o fim da Pré-História, quando o Homem deixa de ser nômade e começa a viver em sociedade, entramos na Era do sedentarismo. Afinal, não era mais necessário ficar perambulando por aí atrás de comida.

Passaram-se anos e mais anos e em pleno século XXI agimos como os nossos ancestrais sedentários. Quem estaria por trás da nossa preguicite aguda?

Lembro-me, como se fosse hoje, das tardes de domingos quando eu, meu pai, minha mãe e minhas irmãs, todos sentados no sofá, disputávamos no famoso dois ou um para ver quem iria se levantar para trocar o canal da televisão. Agora, com o controle remoto na mão, a briga é outra. Às vezes, disputamos para ver quem fica com ele. Já cheguei a tirar as pilhas do controle só para sacanear.

Nessas mesmas tardes de domingos eu, na maioria das vezes, pegava a minha magrela e descia desembestado ladeira a baixo, pedalava mais uns dois quarteirões, mal a bicicleta parava e eu a jogava no meio fio, entrava correndo na padaria onde comprava aquela rosca redonda, enorme, com aquelas frutinhas saborosas em cima dela. Enfiava o pão debaixo do braço e saia novamente em disparada.

Hoje, quando convido a minha filha para irmos à padaria, a primeira pergunta que ela faz é se eu peguei a chave do carro. E olha que a padaria continua no mesmo lugar. Entramos no carro, apertamos um botão para abrir o portão da garagem, apertamos outro e em segundos temos os vidros abertos, mal engato a terceira marcha e chegamos ao destino. Compramos a famosa rosca doce e ao pagá-la percebo que o caixa possui, no mínimo, umas três calculadoras, e antes mesmo de fazer a conta na minha cabeça ele grita: - Próximo!

Voltamos pra casa, como eu estava um pouco pensativo, resolvi não assistir tv, fui escrever essa história. No meio dela surge uma dúvida, pergunto para a minha filha se em cima escreve junto ou separado. Ela lá do sofá, com voz de espanto, me indaga se o corretor automático do Word não estava funcionando.

Eu fiquei com vergonha de falar que estava usando papel e caneta. Sim, eles ainda existem! Então, eu disse que não estava. Ela gritou: - Joga no Google! Meu cérebro aqui dentro me perguntava quando ele entraria em cena.

Algumas novidades da tecnologia estão nos deixando cada vez mais preguiçosos. Caso não sejamos cautelosos, corremos um sério risco de tornarmos a sociedade mais preguiçosa de todos os tempos.

Ainda está curioso em saber se em cima se escreve junto ou separado? Simples. Joga no Google...