OS MEIOS MIDIÁTICOS INFLUENCIAM AS PESSOAS NAS SUAS IDENTIDADES SOCIAIS?

Falar em identidade social é refletir sobre o ser humano inserindo-se na sociedade e mais especificamente, em um ou vários grupos sociais com os quais se identifique. Intrinsecamente ligado a esta questão está o acesso a meios que levem o indivíduo à interliga-se com seus pares, e a partir daí constituir relações diversas. Inserir e receber informações é parte inerente do processo, onde segundo Vygotsky ao mesmo tempo que o indivíduo insere informações, ele também recebe informações e assim se constrói de forma dialética com a sociedade em que vive.

Hoje onde as relações sociais e, portanto, este processo de formação é extremamente mediado pelas diferentes mídias, estas passam a ter papel fundamental na própria identidade do indivíduo. Uma prova cabal disto, consiste no fato das grandes empresas investirem cada vez mais na propaganda de suas marcas, para que a partir daí o indivíduo possa identificar-se com isso. Seguindo na mesma linha, é possível verificar este fenômeno mormente no recurso áudio visual, o qual sempre apresenta determinada marca ligada a um estilo de vida, vendendo no caso, não só um produto em questão, mas principalmente um estilo de vida, um sonho, uma identidade.

Usar neste caso dos meios midiáticos é inserir-se na relação do ser com a sociedade, é construir novas perspectivas, novas identificações a serem alcançadas por aquele que deseja s firmar em seu grupo com determinado status.

Ildebrand Gutemberg
Enviado por Ildebrand Gutemberg em 21/10/2014
Reeditado em 21/10/2014
Código do texto: T5007398
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.