A Vida Do Livreiro A.J. Fikry
 
   A.J, um adulto preso ao seu passado, em uma livraria que construíra com a ajuda de sua falecida mulher Nic, um homem que perdeu suas motivações após perder a mulher que tanto amou.
   Island Books era o seu marco, a única livraria de Alice Island, mas também a única que tinha um dono tão ranzinza e frio. Ao longo do tempo Amelia apareceu, representante da Editora Pterodactyl, uma experiente mulher que também já estava cansada das desilusões do amor. Mas o primeiro contato entre os dois é desagradável e tudo deixava claro que essa relação não teria grande importância na trama.
   Ismay era irmã de Nic, portanto cunhada de A.J. Ismay era esposa de Daniel, escritor charlatão que sempre mentia para ela e a enchia de mentiras sobre suas escapadinhas para encontros literários.
   Tamerlane era um livro raro, uma coletânea de poesias tristes que se vendido no seu melhor preço poderiam gerar um belo lucro a A.J. Mas o pior acontece em uma noite em que ele deixa o livro sobre a mesa da cozinha depois de beber de alguns copos de bebida, ele é roubado!
   Desesperado A.J. vai a delegacia pela manhã, lá encontra Lambiase, um policial muito amigável, que o pede para lhe contar tudo que o aconteceu, mas nada é descoberto. Lambiase e A.J. se tornam amigos.
   A vida do livreiro começa a mudar quando ele encontra um bebe em sua loja, “Maya” era uma adorável criança, mesmo assim A.J. não se sentia preparado para ser pai, mal conseguia se cuidar, mas logo viu que ali era o lugar daquela pequena garotinha e com muito esforço conseguiu a guarda da menina.
   Maya adorava ler desde pequena, e viver dentro daquela livraria só a transformava em uma leitora formidável, A.J. sempre tinha algumas indicações para ela e a menina sempre lia todos os livros. Com o passar do tempo ela decide que quer ser escritora no futuro, "com toda certeza será um sucesso." -A.J. Fikry.

   O tempo passou e Amelia retornou ao protagonismo da história dessa vez deixando A.J. apaixonado e de joelhos, ela era a mulher perfeita para ele. (Ela era viciada em True Blood). No começo A.J. se viu confuso, com poucas esperanças, Amelia estava Noiva e tudo parecia que não daria certo. Mas ele consegue, mostra a ela o seu melhor lado, faz com que ela veja que ele é um bom homem, pode ser um ótimo marido e claro um ótimo pai. Ela deixa seu noivo e logo depois começa a namorar com A.J. se torna grande amiga de Maya e vai conhecendo os amigos de A.J. FIkry.
   Daniel morre em um acidente de carro, Ismay se torna viúva, A.J. e Amelia se casam e promovem um evento, trazem um autor, que ajuda nas vendas da livraria, tudo vai bem. Lambiase e Ismay se aproximam, fazem sexo e na manhã seguindo mexendo no guarda-roupas dela ele descobre um segredo, uma bolsa colorida de criança, dentro alguns papéis rabiscados e entre eles um “Tamerlane” com o nome de Maya escrito a giz.
   Ismay explica tudo, como a mãe de Maya apareceu a ela, dizendo que havia se entregado a Daniel em uma feira do livro dele e como estava desesperada por não ter como cuidar da criança, Ismay não sabia o que fazer, sabia que seu marido era um canalha, sabia que tinha que ajudar a mãe da menina e então algumas noites depois vai até a casa de A.J. o vê embriagado na cama e  o Tamerlane sobre a mesa, não devia fazer aquilo, mesmo assim o leva. Rouba o livro de seu ex-cunhado.
   Lambiase promete não dizer nada, afinal tudo aquilo tinha tornado A.J. um homem melhor. Ambos concordam.
   A.J. começa a perceber que está ficando doente algumas palavras começavam a trocar, como “Menino” por “Mendigo”, então com muita preocupação de Amelia decide ir ao médico que o dá uma chance em uma cirurgia bastante cara ou até dois anos de vida.
   Ele não tem dinheiro, não quer deixar Amelia e Maya pagando uma dívida pelo resto da vida, algo que prolongaria sua vida por poucos anos, ele desabafa com Lambiase em um bar. O mesmo se lembra do livro. Poucos dias depois Lambiase leva a livraria um pacote, sem nomes, sem endereço. Era o Tamerlane.
   A.J. o vende por setenta e dois mil dólares, consegue cobrir o valor da cirurgia. Cirurgia que se tornou inútil, o tumor em seu cérebro nem aumentou nem diminuiu.
   Ele dura mais alguns meses, Amelia e Maya parte de Alice Island. Lambiase e Ismay assumem o comando da livraria. E o livro termina com Jacob, o substituto de Amelia na Editora Pterodactyl indo até a Island Books com o novo catálogo de verão.

Autora: Gabrielle Zevin.

Nota: 8,5.
Pontos Positivos: Superação, Amor e Amizade.
Pontos Negativos: Câncer vem sendo usado muito em histórias recentemente, não gostei do jeito que o protagonista morre, pelo menos o livro termina logo após isso.

 
A.J. Fikry os aguarda na Island Books. Boa Leitura!
Johan Henryque
Enviado por Johan Henryque em 06/10/2014
Reeditado em 06/05/2015
Código do texto: T4989748
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.