VALIDADE ILIMITADA- ENEM
Tema: O voto nulo é um ato político válido?
Nas doutrinas democráticas, os votos são muito importantes para a política nacional. Dentre eles, tem-se o voto nulo: um livre direito do cidadão em votar em nenhum candidato, como forma de protesto ao sistema político.
Tanto o voto branco como o nulo traduz o descontentamento da sociedade em relação aos governantes. Corrupção, desvio de verba, cassação de mandato, são motins para o afastamento e a desinformação dos eleitores da política. Segundo uma atual pesquisa do jornal Folha de S.Paulo, há uma estimativa de um aumento de 20% dos votos nulos( em comparação ao ano anterior).
No entanto, um número alto de votos nulos como por exemplo 50%, não impactaria diretamente as eleições, desmoralizando-as. O que pode ocorrer, em situações fraudulentas ou ilícitas, é uma nova rodada de eleições. Além disso, os votos nulos não computados permitem maiores chances a um possível candidato desconhecido. Ou seja, o voto nulo tem seu lado subjetivo e crítico ao sistema democrático falho. Seria mais eficiente se ele for tratado, realmente, como um possível ato de revolução política.
Logo, para os votos nulos transformarem efetivamente a política nacional, a sociedade brasileira precisa ser mais ativista. Propagando ideias revolucionárias e conscientizando-se nas campanhas eleitorais; só assim, poder-se-á ter uma política verdadeiramente democrática.