Ser humano é ser previsível e imprevisível
O homem ao longo da vida enfrenta dificuldades, ilusões, sentimentos, dúvidas e pensamentos. Por mais diferenças que existam entre os seres humanos, todas essas coisas em comum os tornam semelhantes (durante todas as fases de crescimento e amadurecimento), o que exige uma reciprocidade de respeito.
Há uma quantidade significativa de teorias sobre o surgimento do homem atual (prova de que o ser humano aspira sempre fazer a diferença), estamos sujeitos a cada vez mais novas descobertas que os outros semelhantes buscam sobre nós, porém, ninguém possui o poder e a capacidade de definir a si mesmo e aos demais. Tantas incertezas nos tornam um eterno mistério.
O conformismo juntamente com o egoísmo fazem parte das características humanas, com frequência quando se alcança o bem estar o sofrimento alheio passa a ser de menor importância, ou então, mesmo quando existe a piedade por observar pessoas em situações lamentáveis e não agir para alterar isto, torna o homem conformado. Não realizar o mínimo esforço, acreditar que merece tudo que almeja (e sofrer por não conseguir) somente por ser quem é, é o exemplo perfeito dos dois adjetivos citados anteriormente.
Portanto, deve-se procurar diminuir a tendência a pensamentos e sentimentos negativos que resultam em más ações, para assim convivermos com intensidade maior de harmonia. Esforçar-se mais para ver o lado positivo das coisas é benéfico para todos e aumentam as chances de sermos humanos que souberam viver e não apenas existir, isto é, significar a esperança para a humanidade.
Obs: Redação feita como trabalho da disciplina de Antropologia.