Brasil e sua falha educacional

Com o passar do tempo, os alunos brasileiros vêm mostrando mau desempenho escolar.

A média do aluno no Brasil, raramente passa de oito. Alguns, em seus casos extremos, não atingem uma nota azul.

Muitos acreditam que a culpa desse mau desempenho venha do prazer e do amor que deveria existir pela leitura, literatura, filosofia, enfim algo palpável que pudesse sempre produzir bons efeitos. Outro fator negativo pode ser a obrigação de ler, excluindo interesses destes alunos na leitura de bons textos.

Ainda há os que acreditam que culpa possa estar direcionada a pouca rigidez dos pais dos alunos, que incentivam o estudo, porém não se preocupam com a vida escolar de seus filhos.

A sociedade sociocrática, com seus vários atrativos e consumismos, vem produzindo alunos que se interessam muito mais por assuntos tecnicamente sem importância para seu futuro e do planeta, especialmente assuntos ligados à natureza, à conservação e ao meio ambiente como um todo. A política que é a arma mobilizadora e social fica sempre fora dos objetivos principais do aluno, dando força aos videogames e extraterrestres que não conseguem mudar a vida de uma nação.

O mundo irreal está fazendo do aluno um indivíduo sem características próprias, com pouca personalidade, pois ele é movido pela mídia, por propagandas enganosas e o real aprendizado vai ficando a deriva. Sem um porto seguro, o aluno deixa de ter credibilidade em si próprio e em seu futuro, que poderia ser o mais promissor possível.

O Professor desmotivado pelo salário e pela falta de garantias e apoio governamental, ica aquém do que se espera de um educador, que somado aos projetos políticos pedagógicos incompletos, a desigualdade social provocam como fator final, o rebaixamento o nível das escolas.

A penalização do aluno e do indivíduo como ser humano está fazendo do ensino brasileiro um fator de pouca competitividade, deixando um largo espaço entre alunos de primeiro mundo e a consequência final são os rebaixamentos dos índices mundiais atribuídos às melhores Universidades.

Investir na educação, por parte dos pais, professores e governantes, seria uma solução viável a esta situação lamentável .

Natália Faraldo
Enviado por Natália Faraldo em 13/08/2014
Código do texto: T4920721
Classificação de conteúdo: seguro