A prosa de Fernão Lopes: Um retrato de Portugal
Historicamente falando, tamanha a importância de todo o trabaho e o legado deixado por Fernão Lopes, ele retratou e fez vir a tona muitas das importantes histórias de Portugal.
Não somente pela obra que deixaste imortalizada, mas por todo o seu talento e perspicácia no qual o levou a ter um importante comitê no ano de 1418, como secretário da corte, cargo altamente importante que ele inicia as crônicas históricas de Portugal, e consequentemente criador da histografia nacional.
Frente ao seu ócio, Fernão Lopes em cada material a ser escrito preocupava-se com a lógica e toda estrutura, nota-se em seus escritos a cautela, sensibilidade, e sua inteligência o que anos depois lhe valeu a forma do qual até hoje é conhecido como o pai da história portuguesa.
De fato pode-se afirmar que se tratava de um escritor completo e a abrangência que lhe era peculiar, onde focava os dramas, os amores, as diversas batalhas tornando a leitura atrativa, pois preocupava-se em descrever o ambiente da corte, quanto os moradores da aldeia, os combates militares e as revoltas, as alegrias e as derrotas, as festas e as dores, ou seja, quão completa era a maneira de ver o mundo , não sendo contraditório, mas verdadeiramente completo, inteiro, enfim abrangente.
Foi um dos escritores que teve o tamanho destaque da história portuguesa, após Fernão Lopes, outros cronistas continuavam, porém sem muito brilho, clareza e qualidade, no qual são considerados de menor importância em termos literários.
Enfim, foi importantíssimo o trabalho literário de Fernão Lopes, se tratando da construção de um país, os valores morais que ensejaram o país que temos hoje em grande medida se deve a cada período da história que foi se construindo gradativamente.